Fórum nas redes sociais

Estão ativos na internet o twitter do FNCJ (@fncj) e a sua fan page no Facebook. Ambas são ferramentas diretamente […]

Estão ativos na internet o twitter do FNCJ (@fncj) e a sua fan page no Facebook. Ambas são ferramentas diretamente integradas ao site, para otimizar o trabalho de distribuição e disponibilidade da informação. A presença no Twitter parece uma coisa meio óbvia, tendo em vista a infinidade de assessorias que já lançaram mão sobre a rede social. Da mesma forma o Facebook, mas aqui cabe uma pequena explicação.

O Facebook está em constante crescimento no país. O Brasil teve a maior taxa de crescimento em usuários (cerca de 10%) e já tem mais de 19 milhões de perfis. Grande parte disto acontece por conta do relacionamento entre os consumidores e as marcas, proporcionado através das Fan Pages (páginas de fãs, onde consumidores podem interagir com suas marcas preferidas). De acordo com o próprio Facebook, as fan pages existem para que as organizações e empresas transmitam informações ao seus seguidores ou ao público que escolher se conectar a elas. As páginas ainda podem ser aprimoradas com aplicativos bem úteis, mas nisso não diferem dos perfis usuais que criamos individualmente.

Mas existe diferença entre fan page e perfil. Um perfil é representado por uma pessoa física e, segundo os termos de serviço do Facebook, nenhuma marca, empresa ou organização, pode ter um perfil. As fan pages não possuem nenhuma limitação quanto ao número de fãs – os perfis possuem um limite máximo de amigos - permitem que você crie aplicativos (discussões, enquentes, vídeos, fotos) e interaja com todo mundo. Se você usa o Facebook, pode curtir a fan page do FNCJ e, automaticamente, passar a receber nossas atualizações de página em seu mural. Caso você interaja com a fan page, seus amigos e amigas também recebem a interação em seus respectivos murais.