Alteração da Resolução 85 do CNJ e Conbrascom 2015 foram tratados em Florianópolis, durante Encontro Nacional do Poder Judiciário

Reunião FlorianópolisCinco membros da atual diretoria e da eleita do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça se reuniram em Florianópolis, durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado nos dias 10 e 11 de novembro, para tratar das diretrizes da política nacional de comunicação do Sistema de Justiça brasileiro.

A secretária de comunicação do Conselho Nacional de Justiça, Giselly Siqueira, foi convidada para participar da reunião do FNCJ, quando foi discutida a necessidade de se complementar o texto da Resolução 85 do CNJ, que estabelece as diretrizes da área de comunicação social no Poder Judiciário. Para tanto, foi cogitada a constituição do Comitê de Comunicação Social do Judiciário, previsto na Resolução 85, que teria entre suas primeiras tarefas a elaboração de uma minuta, com a contribuição do FNCJ, a ser submetida à presidência do CNJ.

A formação do Comitê depende de providências do próprio CNJ. Giselly Siqueira disse que vai levar a proposta ao presidente do Conselho, ministro Ricardo Lewandowski. Em princípio, foi sugerida a seguinte composição: 1 conselheiro, secretária de comunicação do CNJ, 1 membro de tribunal superior, 5 membros da Justiça Estadual, 2 da Justiça Federal, 2 dos TRTs, 2 da Justiça Eleitoral e 1 da Justiça Militar.

O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), que será realizado em 18 e 19 de junho de 2015, em Belo Horizonte/MG, foi outro assunto tratado na reunião. Para ampliar o número de congressistas, foi sugerido que o Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação seja realizado no dia 17 de junho, véspera da abertura do Conbrascom.

A medida irá fortalecer os dois eventos e facilitará a participação de um número maior de assessores, além de favorecer a organização por meio de programações complementares e compartilhamento de parte da estrutura a ser utilizada pelo FNCJ e pelo CNJ.

O encontro do CNJ deverá promover um workshop ou curso relacionado à prática das assessorias. Já os temas do Conbrascom/2015 ainda estão sendo definidos. No intuito de democratizar e abordar assuntos de interesse de grande parte dos profissionais de comunicação do setor público, estão sendo colhidas sugestões no Fórum Comunicação & Justiça, no Facebook.

Participaram das reuniões de 10 e 11 de novembro, Vanderlei Ricken (TRT-SC), Alécio Clemente (TRT-SC), Juliska Azevedo(TJ-RN), Isabelle Araújo (TRF5) e Luciano Andrade(TJ-SE), além da secretária de comunicação do CNJ, Giselly Siqueira.