Assessora de comunicação do TJ/MG dá as boas vindas aos participantes do Conbrascom

BALAIOPALAVRINHA INICIAL

Bem-vindo! Minas se alegra com a sua visita e com a oportunidade de receber o Conbrascom. Esperamos que sua estadia seja agradável e, mais do que isso, ousamos ter quase certeza de que, se já não se apaixonou à primeira vista, você ainda vai cair de amores por essa terra barroca e austera, do cafezinho com broa de milho, do autêntico feijão tropeiro, das quitandas e jabuticabas que se apanham no pé.

De nossa parte, é questão de honra acolher quem vem de fora e convencê-lo a voltar um dia, nem que seja em pensamento; e é um prazer ensinar ao forasteiro com quanta luz, brilho e sombra se escreve a palavra “saudade”.

De tanta coisa o mineiro tem fama!… É pão-duro (ao menos “seguro”) ou muito farto; prevenido, quando não desconfiado; matuto, matreiro e rude, embora negociador e diplomata nato; reservado e discreto, apesar da queda para um dedo de prosa; lavrador, jagunço, poeta, artista e músico. Algumas dessas contradições poderão ser comprovadas ou desmentidas enquanto vocês aqui estiverem,  mas, para resumir, o nativo das Minas Gerais é, de fato, diverso.

Pensando que, afinal, esse é um traço de todo brasileiro, queremos, ainda assim, fazer da sua vinda uma experiência única. Parte desse objetivo já está assegurado pela motivação do nosso encontro, que congrega profissionais que buscam aprimorar o entendimento institucional da justiça com o cidadão. Porém, para promover ainda mais a integração, teremos uma confraternização no encerramento desse evento.

Para tanto, nada melhor do que um lugar numa boa mesa, quitutes, petiscos e tempo para aproveitar a companhia. O espaço escolhido, o Balaio de Gato, no Mercado Distrital do Cruzeiro, sintetiza a vocação do mineiro e dos comunicadores para se reunir, debater, comerciar e criar juntos novos caminhos e possibilidades. A expressão, “baláidigátu”, em mineirês fluente, designa a saudável confusão de ideias, propostas e soluções que queremos provocar no Conbrascom.

 

Manuela Ribeiro Barbosa
(Jornalista da Assessoria de Comunicação do TJMG)