Conheça a Comissão Julgadora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça!

A Comissão Julgadora do 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é formada por 36 profissionais do meio acadêmico e […]

A Comissão Julgadora do 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é formada por 36 profissionais do meio acadêmico e do mercado, de diversas regiões do Brasil. Veja abaixo os integrantes. Os trabalhos finalistas serão anunciados até 10 de junho!

 

1 – Laura Diniz

Reportagem Escrita

Laura Diniz é sócia do JOTA e vice-presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. Tem quinze anos de carreira, com passagens por algumas das maiores redações do País, como VEJA e O Estado de S. Paulo. Foi também gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 

2 – Roberta Saltori

Reportagem Escrita

Jornalista e Advogada. Redatora-chefe do portal jurídico Migalhas. Especialista na cobertura do Poder Judiciário.

 

3 – Demitri Túlio

Reportagem Escrita

Editor executivo, colunista e repórter especial de O Povo, Demitri Túlio viu ampliar em 2017 sua vantagem na liderança do Ranking dos +Premiados Jornalistas da História na Região Nordeste. Vencedor do Prêmio Esso em seis ocasiões, Demitri construiu toda sua premiada carreira no jornal cearense O Povo. Por lá, conquistou mais de 20 prêmios, entre iniciativas regionais, nacionais e internacionais, com destaque para os SIP de Melhor Texto, em 2000, e de Cobertura Noticiosa, em 2006.

 

4 – Daniel Dantas Lemos

Mídia Impressa

Jornalista formado pela UFRN (2000), com mestrado (2006) e doutorado (2012). Foi profissional de comunicação da Petrobras, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensina disciplinas na área de ética jornalística, jornalismo impresso e assessoria de comunicação.

 

5 – Leonardo Cavalcanti

Mídia Impressa

Leonardo Cavalcanti é editor de política do Correio Braziliense. Nascido no Recife, recebeu os prêmios Andi, Vladimir Herzog, Embratel, CNT de Jornalismo e República (ANPR). É ganhador da Bolsa Internacional Avina e fundador da rede de repórteres judiciais da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Ibero (FNPI). Graduado e especializado em Comunicação (Uniceub), Mídia Digital e Jornalismo de Dados (IICS), é pós-graduado em Comunicação e Ciência Política (UnB), com MBA em Finanças e Gestão (FGV). Foi jurado do Esso, o mais importante do país na área de jornalismo, e lecionou mídia e política (IESB). Participou de bancas de graduação na UnB e dos programas jornalísticos Roda Viva (TV Cultura) e Palavras Cruzadas (TV Brasil), além de seminários organizados por universidades, Câmara, Revista Imprensa, Andi, Fiocruz e UniSerpro. Desde outubro de 2016, é um dos entrevistadores do programa CB.Poder, da TV Brasília, e atualmente colabora com a revista Newsweek. Como atividades extras-curriculares, é fotógrafo (UnB), mergulhador avançado (Professional Association of Diving Instructors, Padi) e arrais (Marinha do Brasil).

 

4 – Walace Lara

Mídia Impressa

Walace Lara, jornalista formado em Alfenas MG. Iniciou aos 15 anos no jornal Mantiqueira em Poços de Caldas. Trabalhou em jornais, rádios e revistas no interior de MG. Trabalhou na Folha de São Paulo. Entrou na Globo BH em 96. Passou por SP/ Ceará e Maranhão. Atualmente é repórter em São Paulo. Tem 12 prêmios de jornalismo entre eles dois Ayrton Senna, dois Embratel e uma menção honrosa Vladimir Herzog. Ele atualmente acompanha investigações como Cartel dos Trens, Merenda, Caso Alstom, Máfia do ISS e Lava Jato Paulista.

 

7 – Uanilla Marcela Piveta

Publicação Especial

Jornalista formada pela Universidade Estadual do Paraná (UFPR), especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Uanilla é assessora de imprensa no Sindicato dos Professores da Rede Estadual do Paraná (APPSindicato) e editora da Revista 29 de Abril – publicação que aborda temas sobre educação, cidadania e cultura, com a qual recebeu o prêmio de Jornalismo Sangue Bom (Sindjor-PR) na categoria Reportagem para Organizações Sindicais, Sociais e Jornalismo Independente. Recentemente, esteve em Lisboa, onde participou de pesquisas sobre influência da comunicação no fortalecimento de marcas e instituições.

 

8 – Valnisia Mangueira

Publicação Especial

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Comunicação Institucional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua na área de assessoria organizacional há 15 anos.

 

9 – Karineia Cruz

Publicação Especial

Karinéia Helena Souza Cruz. Jornalista e Especialista em Gestão de Comunicação Empresarial. Entre outros trabalhos, esteve como chefe da assessoria de Comunicação do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju; Assistente de Comunicação do Detran-SE e Banco do Nordeste; Redação de Jornalismo da afiliada da Rede Globo de Televisão, Rádio Liberdade AM e TV Cidade. Apresentou diversos trabalhos, entre eles, no Congresso Norte-Nordeste de Comunicação Empresarial e Pública (Concep), realizado pela Abracom (2007), e no Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação.

 

10 – Ana Lúcia Prado

Mídia Radiofônica

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Ciências da Informação e Estudos Midiáticos pela Universidade Fernando Pessoa -Porto (Portugal). Como jornalista trabalhou durante seis anos no jornal paraense O Liberal e três anos no Beira do Rio (jornal da UFPA). Como radialista, atua desde 2005 na Rádio Unama FM, onde foi responsável pela sua implantação e gerência por quase quatro anos. Atua como docente na Universidade da Amazônia, onde implantou o curso de Jornalismo, coordenou o curso de Comunicação Social por 12 anos e ministrou disciplinas na graduação e pós-graduação tais como Jornalismo Impresso, Jornalismo Digital, Metodologia de Pesquisa, Radiojornalismo, Jornalismo Especializado, Internet e Democracia. Atualmente é coordenadora do setor de Comunicação e Difusão Cientifica do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – Naea, da Universidade Federal do Pará.

 

11 – Nonato Lima

Mídia Radiofônica

Raimundo Nonato de Lima possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2002). Atualmente, é professor do terceiro grau da UFC, coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da mesma instituição e diretor da Rádio Universitária FM 107,9, de Fortaleza. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão.

 

12– Juliano Araújo

Mídia Radiofônica e Artigo Acadêmico

Juliano José de Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado estágio de doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X-Nanterre). É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e graduado em Comunicação Social também pela Unesp. É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (Unir). É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual.

 

13 – Adelaide Oliveira

Reportagem de TV e Programa de TV

Jornalista, formada pela UFPA. Mestre em Artes, UFPA. Presidente da Fundação de Radiodifusão do Pará – Cultura Rede de Comunicação (desde 2011) e Integrante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Belém.

 

14 – Rodrigo Hidalgo

Reportagem de TV e Programa de TV

Rodrigo Hidalgo de Oliveira é formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhando sempre como repórter investigativo, iniciou a carreira antes mesmo de se formar, como repórter na rádio Jovem Pan (SP), em 1992, onde trabalhou até 2005 e participou dos principais programas da casa, como o Jornal da Manhã, o Jornal de Serviços e o Hora da Verdade. Desde 2005 está na TV Bandeirantes, como repórter do Jornal da Band. Ganhou o prêmio Mídia da Paz, em 2002 e a Menção Honrosa do Prêmio Esso de Jornalismo em 2011.

 

15 – Juliano Domingues

Reportagem de TV e Programa de TV

Juliano Domingues é jornalista (Unicap) e cientista social (UFPE), mestre e doutor em Ciência Política (UFPE), com pós-doutorado em Comunicação (UFBA). Em quase 15 anos como jornalista profissional, desempenhou as funções de repórter, produtor, apresentador e editor, com passagens pela TV Cultura e TV Globo. Atualmente, é articulista do Jornal do Commercio (PE) e comentarista da rádio CBN Recife. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), foi visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics (The University of Akron, Ohio, USA), com bolsa do Departamento de Estado dos EUA, quando foi observador internacional das eleições presidenciais 2016 naquele país. Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (University of California, Los Angeles).

 

16- Carla Passos

Vídeo Institucional

Jornalista com especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estadual da Bahia e Marketing Político pela Faculdade JK, em Brasília. Atuou em veículos de mídia impressa e em televisão, assessoria de órgãos públicos e como produtora elaborando roteiros de vídeos institucionais. Atua também em campanhas políticas. Há 10 anos trabalhando na Câmara dos Deputados, em Brasília, assumiu assessorias de imprensa de deputados federais, liderança e partidos e na Comissão de Desenvolvimento Econômico. Trabalha com assessoria de imprensa, redes sociais, escreve discursos parlamentares, apresenta cerimoniais e é conferencista.

 

17 – Francielly Camilo

Vídeo Institucional

Cineasta, produtora audiovisual, diretora de produção cultural, jornalista e administradora da Metafixa Produções, nascida em Cáceres-MT, pé-vermelho de coração (Londrina-PR) e atualmente vivendo em Curitiba-PR. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UEL e especializada em Cinema pela Tuiuti, já trabalhou na produção do longa doc. Saga Cidade (Luis Mioto, 2012) e nos curtas Amor Compulsivo (Felipe Ballin e Andrei Lima, 2014), Efêmero Permanente (Eloi Pires, 2014), Tábula Rasa (Julien Guimarães, 2015) e Tentei (Laís Melo, 2016), na produção do média doc. Luto pela Educação (APPSindicato, 2015), na produção do piloto de TV S.O.S. Criança (Eloi Pires, 2014), como estagiária de controller no longa Partiu Paraguai (Daniel Lieff, 2016) e na direção e produção no longa doc. Londrina Sorri para o Choro (em finalização), também já produziu institucionais e conteúdo de vídeo para internet junto a Metafixa Produções.

 

18 – Elma Santos

Vídeo Institucional

Elma Santos é formada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Sergipe. Ela atua como produtora cinematográfica desde 2011. Há 15 anos trabalha no Festival LusoBrasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE). Atua também como produtora de projetos audiovisuais de curta metragem. Atualmente é assessora-técnica da Fundação de João Bebe Água.

 

19 – Fábio Bouéri

Comunicação Interna

Jornalista (Universidade de Taubaté), pós-graduado em marketing (Universidade Metodista) e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM). Desenvolveu carreira em diversos veículos da grande imprensa (Agencia France Press, Revista Visão, Jornal DCI, Folha de S. Paulo, Gazeta Esportiva, Gazeta Mercantil, Rádio Bandeirantes, jornal Meio & Mensagem, entre outros). Desde 2001 preside a FBCOM Comunicação Corporativa, assessorando empresas como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Cyrela Commercial Properties (CCP), PricewaterhouseCoopers (PwC), BRMalls, C&A Modas, Grupo Guararapes, Atlantica Hotels, International Meal Company (IMC), American Airlines e Nadir Figueiredo. É especialista em gestão estratégia de comunicação, com ênfase em Comunicação Interna e Relações com a Mídia.

 

20 – Mariana Scalzo

Comunicação Interna

Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mariana Scalzo, atualmente, é gerente de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa no Grupo Boticário. Também já atuou como responsável pela comunicação institucional da Concessionária do Estádio Maracanã.

 

21 – Maria Ângela

Comunicação Interna

Maria Angela de Lima Dummel é mestre em Estudos de Linguagem, com MBA em Estratégia e Marketing, graduação em Comunicação Social (habilitação em publicidade e propaganda). Prêmio Jovem Talento, em 1999, com trabalho de conclusão de curso. 18 anos de experiência em comunicação e marketing, atuando há 15 anos como docente no ensino superior tendo orientado diversos trabalhos acadêmicos nesse período, e destes, 11 receberam prêmios (nove regionais e dois nacionais) nos Congressos de Ciências da Comunicação da Região Norte – Intercom e Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Profissional capacitada para atuar em todas as vertentes da comunicação, atua com foco no planejamento, criação e redação de campanhas publicitárias. Com forte atuação em pesquisas de mercado, integra a equipe da Faculdade Interamericana de Porto Velho desde 2009, atuando como docente, e desde 2011 como coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda. Além de integrar a equipe da Minhagencia Propaganda e Marketing, desde fevereiro de 2016, exercendo a função de planejamento, desenvolvimento e gestão de novos negócios.

 

22 – Andréa Carla

Inovação e Artigo Acadêmico

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Comunicação da Informação, com foco em comportamento de usuários na busca e uso da informação em plataformas digitais. Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing e em Gestão Empresarial. Bacharel em Design, com habilitação em Desenvolvimento de Produto. Professora do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e da Universidade de Brasília (UnB), atendendo aos cursos de publicidade & propaganda, administração, ciências contábeis, gestão de marketing e comunicação organizacional. Vivência profissional concentrada nas áreas administrativa e educacional atuando há mais de 25 anos em pequenas, médias e grandes empresas, nas áreas de comunicação empresarial, relações institucionais, desenvolvimento e condução de eventos nacionais e internacionais (acadêmicos e empresariais), planejamento de marketing (estratégico e tático) e gestão de projetos – criação de cursos, projetos pedagógicos, design da informação, dentre outros. Há quase duas décadas ministra aulas na graduação e pós-graduação, incluindo EaD como tutora e conteudista.

 

23 – João Camargo Neto

Inovação

Jornalista, media trainer; atua no relacionamento com a imprensa exclusivamente para advogados, entidades, escritórios, eventos e instituições jurídicos; tem especialização em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem; é idealizador do projeto de palestras e treinamentos denominado Media Training Jurídico, que propõe a conscientização de juristas sobre como e quando se relacionar com jornalistas e demais formadores de opinião; pesquisa Justiça Administrativa, com foco na linha Ética, Mídia e Judiciário, que analisa aspectos da relação do poder Judiciário com a mídia e possíveis implicações na formação da opinião pública; foi produtor de rádio e repórter especial de jornais impressos e digitais antes de se dedicar com exclusividade à comunicação jurídica; em 2017, publicará livro com orientações de media training para advogados, magistrados e membros do Ministério Público.

 

24 – Ana Márcia Diógenes

Inovação

Mestra em planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Especialista em Responsabilidade Social pela FIC. Graduada em Comunicação Social pela UFC. De1982 a 1988 trabalhou no jornal O Povo (CE), onde exerceu as funções de repórter e chefe de reportagem. Foi Diretora Regional da TV Manchete (1990/1993). De 1993 a 2000 trabalhou novamente no jornal O Povo, como repórter de economia, editoria de política e Diretora de Redação. Atuou no Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF, de 2000 a 2008 como Oficial de Comunicação, e de 2008 a 2012 como Coordenadora para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e, em 2013, como Chefe da Plataforma do Semiárido. Foi Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará (2013/2014), onde integrou a curadoria da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, tendo participado do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, do Conselho de Administração do Instituto de Artes e Cultura do Ceará e do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), dentre outros. Desde 1995 tem colaborado com atividades de formação em eventos e cursos de especialização nos temas de jornalismo, comunicação pública, responsabilidade social, políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes. Atualmente trabalha como consultora de Comunicação e Responsabilidade Social. Desde fevereiro de 2015 é professora da Faculdade 7 de Setembro (CE), nas disciplinas de Jornalismo Especializado, Projeto Integrado de Jornalismo Impresso e Introdução ao Jornalismo. É também professora em pós-graduações de Assessoria de Comunicação, e consultora em comunicação, responsabilidade social e direitos de crianças e adolescentes.

 

25 – Alberto Marques

Mídia Digital e Mídia Social

Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento no exterior no Departamento de comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal). Além disso, é professor da Universidade Católica de Brasília e editor da Revista Esferas, periódico dos programas de pós-graduações do Centro-Oeste.

 

26 – André Tamura

Mídia Digital e Mídia Social

Fundador e Diretor Executivo da WeGov. Empreendedor público, entusiasta da inovação em governo e das mudanças sociais. Organizador do Redes-eGov, evento exclusivo sobre comunicação digital no setor público e curador da rede Social Media Gov. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.

 

27 – Maria Rosa Sobral de Melo Teles

Mídia Digital e Mídia Social

Graduada em Jornalismo e Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Trabalhou em assessorias de comunicação de órgãos públicos. Hoje vive em São Paulo e atua como Assessora de Comunicação Jr, na Rede Bandeirantes de Televisão.

 

28 – Marcone Gonçalves dos Santos

Comunicação de Interesse Público

Sócio da TORRE Comunicação e Estratégia. Profissional de Comunicação especializado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência em assessoramento institucional, gestão de crise de imagem e reputação. Atuou na divulgação de políticas públicas e na cobertura jornalística das áreas de Economia, Judiciário e Educação. Foi professor universitário durante oito anos na Universidade Católica de Brasília e no UniCeub. Entre 2013 e 2015 foi diretor de comunicação do Ministério da Justiça sob o comando do ministro José Eduardo Cardozo. Atuou como secretário de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, assessorando quatro presidentes do Supremo Tribunal Federal: Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto e Joaquim Barbosa.

 

29 – Marianne Heinisch

Comunicação de Interesse Público

Jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Comunicação Internacional pela City, University of London, atuando na área de comunicação voltada para sustentabilidade, desenvolvimento e promoção da igualdade no âmbito internacional. Já passou pela multinacional britânica BP em Londres, foi editora associada da plataforma YourStory em Bangalore/Índia e acompanhou um projeto de desenvolvimento socioeconômico de comunidades indígenas em Valledupar, na Colômbia.

 

30 – Ismael Machado

Comunicação de Interesse Público

Jornalista com mais de 25 anos de experiência e roteirista desde 2012. Autor de cinco livros, sendo um deles vencedor como livro-reportagem no Prêmio Instituo de Artes do Pará de Literatura, no Pará em 2014. Vencedor de 12 prêmios jornalísticos. Mestre em Literatura e especialista em Comunicação e Semiótica e Comunicação e Jornalismo. É roteirista do longa documentário ‘Soldados do Araguaia’, pela Giros Projetos Audiovisuais. Já atuou como correspondente dos jornais O Globo e Jornal do Brasil para a região norte. Tem reportagens publicadas nas revistas Bravo. Caros Amigos, Época, Trip e sites como Agencia Pública de Jornalismo Investigativo, Amazônia Real e Brasil de Fato, entre outras. Já venceu os prêmios Vladimir Herzog – 2013, Líbero Badaró – 2013, Prêmio Medicina Tropical- 2014 -, Menção Honrosa Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, entre outras diversas premiações.

 

31 – Alan Marques

Fotografia

Nasceu em Brasília, onde cursou administração e jornalismo. Fez também MBA em marketing na Fundação Getúlio Vargas. Estudou Jornalismo na instituição de ensino Jornalismo na UniCEub, Mestre em Comunicação da UnB . A paixão pela fotografia vem de família, uma vez que cresceu rodeado pelas máquinas fotográficas de seus irmãos, também fotojornalistas, Paulo, Sérgio e Lula Marques.

 

32 – Gil Dicelli

Fotografia e Artigo Acadêmico

Gil Dicelli é designer editorial e jornalista visual. Trabalha como Editor Executivo do Núcleo de Design Editorial do O POVO, jornal em circulação há mais tempo no Ceará. Possui cinco Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (anteriormente conhecido como Prêmio Esso), a mais importante distinção conferida a profissionais de imprensa no Brasil, todos na categoria Criação Gráfica Nacional – Jornal. Foi indicado como finalista outras três vezes. É um dos profissionais de design que mais vezes ganhou esse prêmio. Em 2008, ganhou o Award of Excellence na categoria News Design/Page, prêmio concedido pela Society for News Design (SND), a mais importante instituição internacional de design de jornais. O prêmio é considerado o “Oscar” mundial da área. Em 2016, ganhou mais três prêmios internacionais, no 18º European Newspaper Award, na categoria “capa de jornal regional” e duas vezes na categoria “página de notícias”, subcategoria “desastres naturais”. Nesta última, foram premiados os cadernos especiais “À espera de Francisco” e “A seca que matou os peixes”, veiculados no jornal O Povo, em maio e agosto de 2016, respectivamente. Sua premiação mais recente, juntamente com equipe, foi no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2017, com o infográfico “Como será a transposição”, publicado no caderno especial “À espera de Francisco”. É o 95º jornalista mais premiado da história do país e o 14º do Nordeste, segundo a edição 2016 do Ranking dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros, da Jornalistas Editora.

 

33 – Jeremias Alves

Fotografia

Nascido no Maranhão, Jeremias Alves é especializado em fotografia institucional. Atualmente é do quadro de fotográfos da Câmara dos Deputados. Já autou com produção de longas-metragens, campanha publicitárias, produção de propaganda política e comerciais etc.

 

34 – Robson Dias

Comunicação de Interesse Público

Jornalista, doutor em Comunicação e Pesquisador no PPGCOM/UCB.

 

35 – Vânia Balbino de Souza

Comunicação de Interesse Público

Mestre em Comunicação (UCB, 2016), especialista em Marketing (FGV, 2013), especialista em Educação a Distância (UCB, 2010) e Bacharel em Relações Públicas (UBM, 1989). Tem experiência como coordenadora de comunicação interna nas Indústrias Químicas Resende S.A. (1989-1992), como Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM (1996-2000), como coordenadora do Núcleo de Comunicação Social na mesma instituição (1998-2000), como Assessora de Comunicação e Marketing na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – Facitec (2008-2013). Foi docente, em Graduação, das disciplinas Teorias da Comunicação, Projetos Experimentais em Relações Públicas e Opinião Pública (UBM) e em Teorias da Comunicação I e II, Estética e Cultura de Massa e Comunicação Comparada (Facitec). É docente em Pós-graduação Lato sensu de Planejamento e Organização de Eventos (Facitec), Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado, Gestão de Serviços e Endomarketing, Coaching e Liderança, Gestão de Pessoas e Gestão de Relacionamento/CRM (Centro Universitário Estácio Brasília) e em Comunicação Empresarial (Centro Universitário Unieuro). Tem estágio docente em Comunicação & Cultura e Metodologia de Pesquisa em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É membro da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: comunicação e imagem, teorias da comunicação, mídias sociais, assessoria de comunicação, marketing, educomunicação, comunicação e saúde.

 

36 – Eliane Muniz Lacerda

Comunicação de Interesse Público

Eliane Muniz é mestre em Comunicação, na linha Jornalismo e Sociedade, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Tem experiência profissional nas áreas de assessoria de imprensa, rádio e em docência na graduação e pós-graduação dos cursos de Jornalismo, Publicidade e áreas afins. Atualmente, é professora na pós-graduação em Assessoria de Comunicação da faculdade Estácio e nos cursos de Jornalismo e Publicidade da UCB, onde atua também como assessora pedagógica do curso de Jornalismo. No âmbito da pesquisa, realiza estudos com base nos temas direitos humanos, ditadura militar, responsabilidade social da mídia, comunicação eclesial, cidadania e rádio.

A Comissão Julgadora do 16º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é formada por 36 profissionais do meio acadêmico e do mercado, de diversas regiões do Brasil. Veja abaixo os integrantes.Os trabalhos finalistas serão anunciados até 10 de junho!

 

1 – Laura Diniz

Reportagem Escrita

Laura Diniz é sócia do JOTA e vice-presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. Tem quinze anos de carreira, com passagens por algumas das maiores redações do País, como VEJA e O Estado de S. Paulo. Foi também gerente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 

2 – Roberta Saltori

Reportagem Escrita

Jornalista e Advogada. Redatora-chefe do portal jurídico Migalhas. Especialista na cobertura do Poder Judiciário.

 

3 – Demitri Túlio

Reportagem Escrita

Editor executivo, colunista e repórter especial de O Povo, Demitri Túlio viu ampliar em 2017 sua vantagem na liderança do Ranking dos +Premiados Jornalistas da História na Região Nordeste. Vencedor do Prêmio Esso em seis ocasiões, Demitri construiu toda sua premiada carreira no jornal cearense O Povo. Por lá, conquistou mais de 20 prêmios, entre iniciativas regionais, nacionais e internacionais, com destaque para os SIP de Melhor Texto, em 2000, e de Cobertura Noticiosa, em 2006.

 

4 – Daniel Dantas Lemos

Mídia Impressa

Jornalista formado pela UFRN (2000), com mestrado (2006) e doutorado (2012). Foi profissional de comunicação da Petrobras, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensina disciplinas na área de ética jornalística, jornalismo impresso e assessoria de comunicação.

 

5 – Leonardo Cavalcanti

Mídia Impressa

Leonardo Cavalcanti é editor de política do Correio Braziliense. Nascido no Recife, recebeu os prêmios Andi, Vladimir Herzog, Embratel, CNT de Jornalismo e República (ANPR). É ganhador da Bolsa Internacional Avina e fundador da rede de repórteres judiciais da Fundación Gabriel García Márquez para el Nuevo Periodismo Ibero (FNPI). Graduado e especializado em Comunicação (Uniceub), Mídia Digital e Jornalismo de Dados (IICS), é pós-graduado em Comunicação e Ciência Política (UnB), com MBA em Finanças e Gestão (FGV). Foi jurado do Esso, o mais importante do país na área de jornalismo, e lecionou mídia e política (IESB). Participou de bancas de graduação na UnB e dos programas jornalísticos Roda Viva (TV Cultura) e Palavras Cruzadas (TV Brasil), além de seminários organizados por universidades, Câmara, Revista Imprensa, Andi, Fiocruz e UniSerpro. Desde outubro de 2016, é um dos entrevistadores do programa CB.Poder, da TV Brasília, e atualmente colabora com a revista Newsweek. Como atividades extras-curriculares, é fotógrafo (UnB), mergulhador avançado (Professional Association of Diving Instructors, Padi) e arrais (Marinha do Brasil).

 

4 – Walace Lara

Mídia Impressa

Walace Lara, jornalista formado em Alfenas MG. Iniciou aos 15 anos no jornal Mantiqueira em Poços de Caldas. Trabalhou em jornais, rádios e revistas no interior de MG. Trabalhou na Folha de São Paulo. Entrou na Globo BH em 96. Passou por SP/ Ceará e Maranhão. Atualmente é repórter em São Paulo. Tem 12 prêmios de jornalismo entre eles dois Ayrton Senna, dois Embratel e uma menção honrosa Vladimir Herzog. Ele atualmente acompanha investigações como Cartel dos Trens, Merenda, Caso Alstom, Máfia do ISS e Lava Jato Paulista.

 

7 – Uanilla Marcela Piveta

Publicação Especial

Jornalista formada pela Universidade Estadual do Paraná (UFPR), especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná. Uanilla é assessora de imprensa no Sindicato dos Professores da Rede Estadual do Paraná (APPSindicato) e editora da Revista 29 de Abril – publicação que aborda temas sobre educação, cidadania e cultura, com a qual recebeu o prêmio de Jornalismo Sangue Bom (Sindjor-PR) na categoria Reportagem para Organizações Sindicais, Sociais e Jornalismo Independente. Recentemente, esteve em Lisboa, onde participou de pesquisas sobre influência da comunicação no fortalecimento de marcas e instituições.

 

8 – Valnisia Mangueira

Publicação Especial

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Comunicação Institucional pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua na área de assessoria organizacional há 15 anos.

 

9 – Karineia Cruz

Publicação Especial

Karinéia Helena Souza Cruz. Jornalista e Especialista em Gestão de Comunicação Empresarial. Entre outros trabalhos, esteve como chefe da assessoria de Comunicação do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju; Assistente de Comunicação do Detran-SE e Banco do Nordeste; Redação de Jornalismo da afiliada da Rede Globo de Televisão, Rádio Liberdade AM e TV Cidade. Apresentou diversos trabalhos, entre eles, no Congresso Norte-Nordeste de Comunicação Empresarial e Pública (Concep), realizado pela Abracom (2007), e no Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação.

 

10 – Ana Lúcia Prado

Mídia Radiofônica

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Pará, mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia e doutora em Ciências da Informação e Estudos Midiáticos pela Universidade Fernando Pessoa -Porto (Portugal). Como jornalista trabalhou durante seis anos no jornal paraense O Liberal e três anos no Beira do Rio (jornal da UFPA). Como radialista, atua desde 2005 na Rádio Unama FM, onde foi responsável pela sua implantação e gerência por quase quatro anos. Atua como docente na Universidade da Amazônia, onde implantou o curso de Jornalismo, coordenou o curso de Comunicação Social por 12 anos e ministrou disciplinas na graduação e pós-graduação tais como Jornalismo Impresso, Jornalismo Digital, Metodologia de Pesquisa, Radiojornalismo, Jornalismo Especializado, Internet e Democracia. Atualmente é coordenadora do setor de Comunicação e Difusão Cientifica do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos – Naea, da Universidade Federal do Pará.

 

11 – Nonato Lima

Mídia Radiofônica

Raimundo Nonato de Lima possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2002). Atualmente, é professor do terceiro grau da UFC, coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da mesma instituição e diretor da Rádio Universitária FM 107,9, de Fortaleza. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão.

 

12– Juliano Araújo

Mídia Radiofônica e Artigo Acadêmico

Juliano José de Araújo é doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tendo realizado estágio de doutorado na Université Paris Ouest Nanterre La Défense (Paris X-Nanterre). É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e graduado em Comunicação Social também pela Unesp. É professor adjunto do Departamento de Comunicação Social/Jornalismo do Campus de Vilhena da Universidade Federal de Rondônia (Unir). É líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual.

 

13 – Adelaide Oliveira

Reportagem de TV e Programa de TV

Jornalista, formada pela UFPA. Mestre em Artes, UFPA. Presidente da Fundação de Radiodifusão do Pará – Cultura Rede de Comunicação (desde 2011) e Integrante da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Belém.

 

14 – Rodrigo Hidalgo

Reportagem de TV e Programa de TV

Rodrigo Hidalgo de Oliveira é formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Trabalhando sempre como repórter investigativo, iniciou a carreira antes mesmo de se formar, como repórter na rádio Jovem Pan (SP), em 1992, onde trabalhou até 2005 e participou dos principais programas da casa, como o Jornal da Manhã, o Jornal de Serviços e o Hora da Verdade. Desde 2005 está na TV Bandeirantes, como repórter do Jornal da Band. Ganhou o prêmio Mídia da Paz, em 2002 e a Menção Honrosa do Prêmio Esso de Jornalismo em 2011.

 

15 – Juliano Domingues

Reportagem de TV e Programa de TV

Juliano Domingues é jornalista (Unicap) e cientista social (UFPE), mestre e doutor em Ciência Política (UFPE), com pós-doutorado em Comunicação (UFBA). Em quase 15 anos como jornalista profissional, desempenhou as funções de repórter, produtor, apresentador e editor, com passagens pela TV Cultura e TV Globo. Atualmente, é articulista do Jornal do Commercio (PE) e comentarista da rádio CBN Recife. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e diretor da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), foi visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics (The University of Akron, Ohio, USA), com bolsa do Departamento de Estado dos EUA, quando foi observador internacional das eleições presidenciais 2016 naquele país. Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (University of California, Los Angeles).

 

16- Carla Passos

Vídeo Institucional

Jornalista com especialização em Turismo e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Estadual da Bahia e Marketing Político pela Faculdade JK, em Brasília. Atuou em veículos de mídia impressa e em televisão, assessoria de órgãos públicos e como produtora elaborando roteiros de vídeos institucionais. Atua também em campanhas políticas. Há 10 anos trabalhando na Câmara dos Deputados, em Brasília, assumiu assessorias de imprensa de deputados federais, liderança e partidos e na Comissão de Desenvolvimento Econômico. Trabalha com assessoria de imprensa, redes sociais, escreve discursos parlamentares, apresenta cerimoniais e é conferencista.

 

17 – Francielly Camilo

Vídeo Institucional

Cineasta, produtora audiovisual, diretora de produção cultural, jornalista e administradora da Metafixa Produções, nascida em Cáceres-MT, pé-vermelho de coração (Londrina-PR) e atualmente vivendo em Curitiba-PR. Formada em Comunicação Social – Jornalismo pela UEL e especializada em Cinema pela Tuiuti, já trabalhou na produção do longa doc. Saga Cidade (Luis Mioto, 2012) e nos curtas Amor Compulsivo (Felipe Ballin e Andrei Lima, 2014), Efêmero Permanente (Eloi Pires, 2014), Tábula Rasa (Julien Guimarães, 2015) e Tentei (Laís Melo, 2016), na produção do média doc. Luto pela Educação (APPSindicato, 2015), na produção do piloto de TV S.O.S. Criança (Eloi Pires, 2014), como estagiária de controller no longa Partiu Paraguai (Daniel Lieff, 2016) e na direção e produção no longa doc. Londrina Sorri para o Choro (em finalização), também já produziu institucionais e conteúdo de vídeo para internet junto a Metafixa Produções.

 

18 – Elma Santos

Vídeo Institucional

Elma Santos é formada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Sergipe. Ela atua como produtora cinematográfica desde 2011. Há 15 anos trabalha no Festival LusoBrasileiro de Curtas-Metragens de Sergipe (Curta-SE). Atua também como produtora de projetos audiovisuais de curta metragem. Atualmente é assessora-técnica da Fundação de João Bebe Água.

 

19 – Fábio Bouéri

Comunicação Interna

Jornalista (Universidade de Taubaté), pós-graduado em marketing (Universidade Metodista) e mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM). Desenvolveu carreira em diversos veículos da grande imprensa (Agencia France Press, Revista Visão, Jornal DCI, Folha de S. Paulo, Gazeta Esportiva, Gazeta Mercantil, Rádio Bandeirantes, jornal Meio & Mensagem, entre outros). Desde 2001 preside a FBCOM Comunicação Corporativa, assessorando empresas como Grupo Pão de Açúcar (GPA), Cyrela Commercial Properties (CCP), PricewaterhouseCoopers (PwC), BRMalls, C&A Modas, Grupo Guararapes, Atlantica Hotels, International Meal Company (IMC), American Airlines e Nadir Figueiredo. É especialista em gestão estratégia de comunicação, com ênfase em Comunicação Interna e Relações com a Mídia.

 

20 – Mariana Scalzo

Comunicação Interna

Jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Mariana Scalzo, atualmente, é gerente de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa no Grupo Boticário. Também já atuou como responsável pela comunicação institucional da Concessionária do Estádio Maracanã.

 

21 – Maria Ângela

Comunicação Interna

Maria Angela de Lima Dummel é mestre em Estudos de Linguagem, com MBA em Estratégia e Marketing, graduação em Comunicação Social (habilitação em publicidade e propaganda). Prêmio Jovem Talento, em 1999, com trabalho de conclusão de curso. 18 anos de experiência em comunicação e marketing, atuando há 15 anos como docente no ensino superior tendo orientado diversos trabalhos acadêmicos nesse período, e destes, 11 receberam prêmios (nove regionais e dois nacionais) nos Congressos de Ciências da Comunicação da Região Norte – Intercom e Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Profissional capacitada para atuar em todas as vertentes da comunicação, atua com foco no planejamento, criação e redação de campanhas publicitárias. Com forte atuação em pesquisas de mercado, integra a equipe da Faculdade Interamericana de Porto Velho desde 2009, atuando como docente, e desde 2011 como coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda. Além de integrar a equipe da Minhagencia Propaganda e Marketing, desde fevereiro de 2016, exercendo a função de planejamento, desenvolvimento e gestão de novos negócios.

 

22 – Andréa Carla

Inovação e Artigo Acadêmico

Doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Comunicação da Informação, com foco em comportamento de usuários na busca e uso da informação em plataformas digitais. Pós-graduação em Gestão Estratégica de Marketing e em Gestão Empresarial. Bacharel em Design, com habilitação em Desenvolvimento de Produto. Professora do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e da Universidade de Brasília (UnB), atendendo aos cursos de publicidade & propaganda, administração, ciências contábeis, gestão de marketing e comunicação organizacional. Vivência profissional concentrada nas áreas administrativa e educacional atuando há mais de 25 anos em pequenas, médias e grandes empresas, nas áreas de comunicação empresarial, relações institucionais, desenvolvimento e condução de eventos nacionais e internacionais (acadêmicos e empresariais), planejamento de marketing (estratégico e tático) e gestão de projetos – criação de cursos, projetos pedagógicos, design da informação, dentre outros. Há quase duas décadas ministra aulas na graduação e pós-graduação, incluindo EaD como tutora e conteudista.

 

23 – João Camargo Neto

Inovação

Jornalista, media trainer; atua no relacionamento com a imprensa exclusivamente para advogados, entidades, escritórios, eventos e instituições jurídicos; tem especialização em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem; é idealizador do projeto de palestras e treinamentos denominado Media Training Jurídico, que propõe a conscientização de juristas sobre como e quando se relacionar com jornalistas e demais formadores de opinião; pesquisa Justiça Administrativa, com foco na linha Ética, Mídia e Judiciário, que analisa aspectos da relação do poder Judiciário com a mídia e possíveis implicações na formação da opinião pública; foi produtor de rádio e repórter especial de jornais impressos e digitais antes de se dedicar com exclusividade à comunicação jurídica; em 2017, publicará livro com orientações de media training para advogados, magistrados e membros do Ministério Público.

 

24 – Ana Márcia Diógenes

Inovação

Mestra em planejamento e Políticas Públicas pela UECE. Especialista em Responsabilidade Social pela FIC. Graduada em Comunicação Social pela UFC. De1982 a 1988 trabalhou no jornal O Povo (CE), onde exerceu as funções de repórter e chefe de reportagem. Foi Diretora Regional da TV Manchete (1990/1993). De 1993 a 2000 trabalhou novamente no jornal O Povo, como repórter de economia, editoria de política e Diretora de Redação. Atuou no Fundo das Nações Unidas para a Infância UNICEF, de 2000 a 2008 como Oficial de Comunicação, e de 2008 a 2012 como Coordenadora para os estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e, em 2013, como Chefe da Plataforma do Semiárido. Foi Secretária Adjunta da Cultura do Estado do Ceará (2013/2014), onde integrou a curadoria da XI Bienal Internacional do Livro do Ceará, tendo participado do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, do Conselho de Administração do Instituto de Artes e Cultura do Ceará e do Conselho Consultivo de Políticas de Inclusão Social (CCPIS), dentre outros. Desde 1995 tem colaborado com atividades de formação em eventos e cursos de especialização nos temas de jornalismo, comunicação pública, responsabilidade social, políticas públicas e direitos de crianças e adolescentes. Atualmente trabalha como consultora de Comunicação e Responsabilidade Social. Desde fevereiro de 2015 é professora da Faculdade 7 de Setembro (CE), nas disciplinas de Jornalismo Especializado, Projeto Integrado de Jornalismo Impresso e Introdução ao Jornalismo. É também professora em pós-graduações de Assessoria de Comunicação, e consultora em comunicação, responsabilidade social e direitos de crianças e adolescentes.

 

25 – Alberto Marques

Mídia Digital e Mídia Social

Doutor em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade de Brasília, com estágio de doutoramento no exterior no Departamento de comunicação da Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal). Além disso, é professor da Universidade Católica de Brasília e editor da Revista Esferas, periódico dos programas de pós-graduações do Centro-Oeste.

 

26 – André Tamura

Mídia Digital e Mídia Social

Fundador e Diretor Executivo da WeGov. Empreendedor público, entusiasta da inovação em governo e das mudanças sociais. Organizador do Redes-eGov, evento exclusivo sobre comunicação digital no setor público e curador da rede Social Media Gov. Estudou Administração de Empresas e Ciências Econômicas. Desde que trabalhou como operário de fábrica no Japão, tem evitado as “linhas de produção”, de produtos, de serviços e de pessoas.

 

27 – Maria Rosa Sobral de Melo Teles

Mídia Digital e Mídia Social

Graduada em Jornalismo e Direito pela Universidade Tiradentes (UNIT). Trabalhou em assessorias de comunicação de órgãos públicos. Hoje vive em São Paulo e atua como Assessora de Comunicação Jr, na Rede Bandeirantes de Televisão.

 

28 – Marcone Gonçalves dos Santos

Comunicação de Interesse Público

Sócio da TORRE Comunicação e Estratégia. Profissional de Comunicação especializado em Assessoria de Imprensa e Comunicação Corporativa. Tem ampla experiência em assessoramento institucional, gestão de crise de imagem e reputação. Atuou na divulgação de políticas públicas e na cobertura jornalística das áreas de Economia, Judiciário e Educação. Foi professor universitário durante oito anos na Universidade Católica de Brasília e no UniCeub. Entre 2013 e 2015 foi diretor de comunicação do Ministério da Justiça sob o comando do ministro José Eduardo Cardozo. Atuou como secretário de Comunicação Social do Conselho Nacional de Justiça, assessorando quatro presidentes do Supremo Tribunal Federal: Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Britto e Joaquim Barbosa.

 

29 – Marianne Heinisch

Comunicação de Interesse Público

Jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Comunicação Internacional pela City, University of London, atuando na área de comunicação voltada para sustentabilidade, desenvolvimento e promoção da igualdade no âmbito internacional. Já passou pela multinacional britânica BP em Londres, foi editora associada da plataforma YourStory em Bangalore/Índia e acompanhou um projeto de desenvolvimento socioeconômico de comunidades indígenas em Valledupar, na Colômbia.

 

30 – Ismael Machado

Comunicação de Interesse Público

Jornalista com mais de 25 anos de experiência e roteirista desde 2012. Autor de cinco livros, sendo um deles vencedor como livro-reportagem no Prêmio Instituo de Artes do Pará de Literatura, no Pará em 2014. Vencedor de 12 prêmios jornalísticos. Mestre em Literatura e especialista em Comunicação e Semiótica e Comunicação e Jornalismo. É roteirista do longa documentário ‘Soldados do Araguaia’, pela Giros Projetos Audiovisuais. Já atuou como correspondente dos jornais O Globo e Jornal do Brasil para a região norte. Tem reportagens publicadas nas revistas Bravo. Caros Amigos, Época, Trip e sites como Agencia Pública de Jornalismo Investigativo, Amazônia Real e Brasil de Fato, entre outras. Já venceu os prêmios Vladimir Herzog – 2013, Líbero Badaró – 2013, Prêmio Medicina Tropical- 2014 -, Menção Honrosa Prêmio Nacional de Jornalismo sobre Violência de Gênero, entre outras diversas premiações.

 

 

31 – Alan Marques

Fotografia

Nasceu em Brasília, onde cursou administração e jornalismo. Fez também MBA em marketing na Fundação Getúlio Vargas. Estudou Jornalismo na instituição de ensino Jornalismo na UniCEub, Mestre em Comunicação da UnB . A paixão pela fotografia vem de família, uma vez que cresceu rodeado pelas máquinas fotográficas de seus irmãos, também fotojornalistas, Paulo, Sérgio e Lula Marques.

 

32 – Gil Dicelli

Fotografia e Artigo Acadêmico

Gil Dicelli é designer editorial e jornalista visual. Trabalha como Editor Executivo do Núcleo de Design Editorial do O POVO, jornal em circulação há mais tempo no Ceará. Possui cinco Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (anteriormente conhecido como Prêmio Esso), a mais importante distinção conferida a profissionais de imprensa no Brasil, todos na categoria Criação Gráfica Nacional – Jornal. Foi indicado como finalista outras três vezes. É um dos profissionais de design que mais vezes ganhou esse prêmio. Em 2008, ganhou o Award of Excellence na categoria News Design/Page, prêmio concedido pela Society for News Design (SND), a mais importante instituição internacional de design de jornais. O prêmio é considerado o “Oscar” mundial da área. Em 2016, ganhou mais três prêmios internacionais, no 18º European Newspaper Award, na categoria “capa de jornal regional” e duas vezes na categoria “página de notícias”, subcategoria “desastres naturais”. Nesta última, foram premiados os cadernos especiais “À espera de Francisco” e “A seca que matou os peixes”, veiculados no jornal O Povo, em maio e agosto de 2016, respectivamente. Sua premiação mais recente, juntamente com equipe, foi no Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional – Edição 2017, com o infográfico “Como será a transposição”, publicado no caderno especial “À espera de Francisco”. É o 95º jornalista mais premiado da história do país e o 14º do Nordeste, segundo a edição 2016 do Ranking dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros, da Jornalistas Editora.

 

33 – Jeremias Alves

Fotografia

Nascido no Maranhão, Jeremias Alves é especializado em fotografia institucional. Atualmente é do quadro de fotográfos da Câmara dos Deputados. Já autou com produção de longas-metragens, campanha publicitárias, produção de propaganda política e comerciais etc.

 

34 – Robson Dias

Comunicação de Interesse Público

Jornalista, doutor em Comunicação e Pesquisador no PPGCOM/UCB.

 

35 – Vânia Balbino de Souza

Comunicação de Interesse Público

Mestre em Comunicação (UCB, 2016), especialista em Marketing (FGV, 2013), especialista em Educação a Distância (UCB, 2010) e Bacharel em Relações Públicas (UBM, 1989). Tem experiência como coordenadora de comunicação interna nas Indústrias Químicas Resende S.A. (1989-1992), como Coordenadora do Curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Barra Mansa – UBM (1996-2000), como coordenadora do Núcleo de Comunicação Social na mesma instituição (1998-2000), como Assessora de Comunicação e Marketing na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnológicas – Facitec (2008-2013). Foi docente, em Graduação, das disciplinas Teorias da Comunicação, Projetos Experimentais em Relações Públicas e Opinião Pública (UBM) e em Teorias da Comunicação I e II, Estética e Cultura de Massa e Comunicação Comparada (Facitec). É docente em Pós-graduação Lato sensu de Planejamento e Organização de Eventos (Facitec), Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado, Gestão de Serviços e Endomarketing, Coaching e Liderança, Gestão de Pessoas e Gestão de Relacionamento/CRM (Centro Universitário Estácio Brasília) e em Comunicação Empresarial (Centro Universitário Unieuro). Tem estágio docente em Comunicação & Cultura e Metodologia de Pesquisa em Comunicação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). É membro da Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação. Tem interesse pelos seguintes temas de pesquisa: comunicação e imagem, teorias da comunicação, mídias sociais, assessoria de comunicação, marketing, educomunicação, comunicação e saúde.

 

36 – Eliane Muniz Lacerda

Comunicação de Interesse Público

Eliane Muniz é mestre em Comunicação, na linha Jornalismo e Sociedade, pela Universidade de Brasília. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Tem experiência profissional nas áreas de assessoria de imprensa, rádio e em docência na graduação e pós-graduação dos cursos de Jornalismo, Publicidade e áreas afins. Atualmente, é professora na pós-graduação em Assessoria de Comunicação da faculdade Estácio e nos cursos de Jornalismo e Publicidade da UCB, onde atua também como assessora pedagógica do curso de Jornalismo. No âmbito da pesquisa, realiza estudos com base nos temas direitos humanos, ditadura militar, responsabilidade social da mídia, comunicação eclesial, cidadania, rádio.