FNCJ realiza 1º Workshop Cases de Comunicação do Sistema de Justiça

O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) realizou na última sexta-feira (23), em parceria com o Tribunal de Justiça […]

O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) realizou na última sexta-feira (23), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, o 1º Workshop Cases de Comunicação do Sistema de Justiça, em São Luís (MA). O evento contou com 90 inscritos entres assessores de comunicação de instituições públicas e estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas da Universidade Federal do Maranhão e da Faculdade Estácio. Ao longo do dia, os participantes puderam acompanhar a apresentação de 11 projetos, muitos deles vencedores do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, promovido anualmente pelo FNCJ.

Veja aqui as fotos!

Na abertura do evento, que aconteceu na sede da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMM), o desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf representou o presidente da Corte, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos. Ele deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância dos projetos de comunicação para a modernização e divulgação das atividades das instituições públicas. O vice-presidente do FNCJ, Luciano Augusto de Souza Andrade, representou o presidente do Fórum, Edney Martins, que não pôde estar presente. “O FNCJ recebe com muita alegria os que participam deste primeiro workshop, acolhendo-os como apóstolos de um novo tempo, um tempo em que a Comunicação do Sistema de Justiça passa a ser examinada com novos olhos. A Comunicação não se reflete mais, apenas, sobre assessoria voltada para figura de um gestor, marcada, pelo compromisso de uma gestão. Estamos numa nova era, e espero que estejamos caminhando para uma trilha luminosa, onde possamos transformar nossa vida laboral num trabalho de arte a serviço da informação”, destacou.

Luciano Andrade também agradeceu a recepção no Estado do Maranhão, local de grande relevância para a história do FNCJ. O Fórum nasceu no Maranhão e, em 2019, completará 20 anos de trajetória. “Aproveito este momento para agradecer ao Tribunal de Justiça do Maranhão pelo acolhimento. Pela dedicação dos últimos dias, em especial a jornalista Andrea Collins, que no último mês, esteve conosco na organização do evento. Agradeço também a nossa Bruna Guerreiro, da produção dos eventos do FNCJ, pelos dias dedicados na construção deste workshop.”

Também compôs a mesa de abertura a jornalista Edvânia Kátia, que trabalha no Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão. Ela foi a primeira presidente do FNCJ. “Muito feliz por participar do primeiro workshop de cases promovido pelo Fórum, entidade que me enche de orgulho e que faz parte da minha história por eu ter sido a primeira presidente. O Fórum começou no ano de 2000 quando eu, a frente da Assessoria de Comunicação do TRT, e a amiga Wal Oliveira, que comandava a Assessoria de Comunicação do Ministério Publico do Estado do Maranhão, realizamos, em São Luís, o I Encontro Nacional das Assessorias de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Publico, que em 2005 se transformou no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom)”.

O workshop contou com o apoio da Associação dos Magistrados do Maranhão, da Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão, da Abracom, da Softplan e do Hotel Grand São Luís.
Confira a lista dos cases apresentados:

Case 1 – Selo de Combate ao Racismo Institucional. Racismo Institucional: Não produza e se for vítima, denuncie”
Procuradoria Geral do Estado da Bahia
Palestrante: Waldimara Silva Santana

Case 2 – Melhores práticas para contratação dos serviços de Comunicação Corporativa – Evolução histórica desde a publicação do Acórdão TCU 2062/06
Associação Brasileira das Agências de Comunicação – Abracom
Palestrante: Emerson Franco de Menezes

Case 3 – Vivas Memórias
Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe
Palestrante: Janaína Cruz

Case 4 – Deixe-se Adotar
Tribunal de Justiça de Rondônia
Palestrante: Simone Norberto e Ana Carolina Cardoso

Case 5 – Foi assim…vidas, olhares e personagens por trás dos processos trabalhistas em Mato Grosso
Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região
Palestrante: Nelson Antônio de Oliveira Ferraz e Sinara Alvares

Case 6 – Adote um Boa-Noite
Tribunal de Justiça de São Paulo
Palestrante: Cecília Abatti

Case 7 – Defensoria Itinerante – Santo Antônio do Descoberto
Defensoria Pública do Estado de Goiás
Palestrante: Tatiane Dias Pimentel

Case 8 – Modernização da gestão da comunicação: o uso do SNP
Procuradoria-Geral da República – Ministério Público Federal
Palestrante: Allana de Albuquerque Sousa Silva

Case 9 – Revista Argumento
Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Palestrante: Isabelle Câmara

Case 10 – Selfie Premiada
Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso
Palestrante: Alvaro Marinho

Case 11 – Exposição Agora ou na Hora de Nossa Morte
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul
Palestrante: Janine Souza

(Texto: Cecília Abbati/TJ-SP. Fotos: Biné Moraes/TJ-MA)