História

 Logomarca FNCJ

O Fórum Nacional de Comunicação & Justiça é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundado no dia 27 de março de 2002, ao final do III Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em Alagoas.

O objetivo do Fórum é ampliar o debate sobre a comunicação na Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, bem como a sociedade civil, de forma a construir organizações onde a comunicação esteja a serviço do cidadão.

São membros efetivos do Fórum todos os assessores de comunicação que estiverem trabalhando nas assessorias de comunicação dos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins. São membros colaboradores juízes, jornalistas, procuradores, promotores de Justiça, pesquisadores e professores universitários.

Anualmente, o FNCJ promove o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) que, através de seus debates, painéis e conferências, estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para esclarecer o cidadão, contribuindo para a democratização das instituições e o acesso à Justiça.

Livro registra a história do FNCJ

O livro A Comunicação na Justiça Brasileira, escrito pelos jornalistas Flávio Damiani e Edvânia Kátia, fundadores e ex-presidentes do FNCJ, é o primeiro documento que resgata os dez anos de estrada de um movimento nacional de jornalistas dispostos a abrir a comunicação dos tribunais e aproximar a Justiça da sociedade.

Capa do livro A Comunicação na Justiça Brasileira

Na bagagem, os primeiros registros de encontros na tentativa de mobilização das assessorias e a evolução que se deu na última década com a criação do FNCJ, abrindo o debate e mudando os conceitos sobre a comunicação no Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins. Nele é possível encontrar a efetiva participação dos assessores no avanço da comunicação pública no Brasil, o perfil, a estruturação, a profissionalização das assessorias, sua adequação às exigências constitucionais e no planejamento estratégico, bem como o jornalismo de vanguarda praticado por quem tem o compromisso de passar adiante a informação institucional.

A força deste movimento na criação da rádio e TV Justiça do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília-DF, a mobilização nacional pela criação de assessorias de comunicação na Justiça, assim como a iniciativa de contemplar os principais projetos criados pelas assessorias com o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ), formam um capítulo à parte.

Um livro recheado de depoimentos escritos por quem participa ativamente do movimento por meio dos encontros anuais promovidos pelo FNCJ como o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) e do PNCJ.

PARA ADQUIRIR O LIVRO

O livro esta sendo comercializado pela Cem Cerimônia Eventos. Para comprar o livro você deve mandar um email para conbrascom@cemcerimonia.com.br com os seguintes dados:

  • Nome Completo
  • Endereço Completo (com CEP) para envio postal
  • Telefone
  • E-mail

- Se precisar de recibo para Pessoa Física, adicione o número do CPF.

- Se precisar de recibo para Pessoa Jurídica, adicione Razão Social, CNPJ e Endereço Institucional.

Você receberá um e-mail com o valor final para sua aprovação, incluindo:

  • Valor do livro;
  • Valor da expedição - conforme endereço e forma de envio.

Você deve responder o e-mail informando qual valor e forma de envio que aprova e, a partir daí, informamos a Conta Corrente para pagamento por deposito bancário.

Você deve efetuar o pagamento e enviar o comprovante de pagamento por fax (51) 3362.2323 ou por email para conbrascom@cemcerimonia.com.br. Após recebimento de seu comprovante, o livro será expedido para o endereço informado.