I Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Todos os anos o FNCJ realiza o Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), que reúne assessores de Comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, tribunais de contas e instituições afins para promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações do cidadão.

Com a pandemia da Covid-19, o XVI Conbrascom foi adiado para 2021, mas o Fórum realizará um evento on-line para manter ativo o debate de ideias e auxiliar na qualificação dos profissionais, especialmente nesse momento sem precedentes na história moderna. O Seminário On-line de Comunicação & Justiça - Aprendizados da crise e boas práticas do Sistema de Justiça, será nos dias 15 e 16 de outubro, em plataforma digital. Serão duas tardes com palestras de especialistas em comunicação pública e apresentação de cases finalistas do XVIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Diretoria do Biênio 2019-2020

LUCIANO ANDRADE

PRESIDENTE

Tribunal de Justiça de Goiás - GO

ALINE CASTRO

VICE-PRESIDENTE

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

ARTHUR NAURIMAR FRANCO SILVA

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia - BA

CECÍLIA ABBATI

DIRETORA FINANCEIRA

Tribunal de Justiça de São Paulo - SP

JANAÍNA SOARES

DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA

Ministério Público de Alagoas - AL

ISABELLE CÂMARA

SECRETÁRIA-GERAL

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE

KARLA AREDES

CONSELHO FISCAL

Superior Tribunal de Justiça - STJ

Ranniery Queiroz

CONSELHO FISCAL

Vanda Amorim

CONSELHO FISCAL

Defensoria Pública da Bahia - BA

Comissão Organizadora da Programação

Aline Castro

COORDENADORA

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

Isabelle Câmara

MEMBRO

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE

Janaína Ribeiro Soares

MEMBRO

Ministério Público de Alagoas - AL

Edney José Martins Pereira

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – PA

Comissão Organizadora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020

Cecília Abbati

COORDENADORA

Tribunal de Justiça de São Paulo - SP

Hugo Cardim

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE

Simone Norberto

MEMBRO

Tribunal de Justiça de Rondônia - RO

Programação

15/10

14h - Abertura
Luciano Augusto

14h15 -  Aula Magna
Comunicação pública e democracia digital no pós-covid
Maria Helena Weber - Coordenadora do OBCOM (Observatório da Comunicação Pública) da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

15h30-18h - Apresentação de Cases

16/10

14h - Apresentação de Cases

15h30 - Painel  
A comunicação pública em 2020: lições e legado da pandemia
Eduardo Pugnali - Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Ana Cristina Rosa - Jornalista e Assessora-Chefe de Comunicação Social do CJF
Lincoln Macário - Câmara dos Deputados / Presidente da ABCPública

16h45 - Encerramento

17h-18h - Entrega do Prêmio

Palestrantes

Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Ana Cristina Rosa

Ana Cristina Rosa é jornalista. Em trinta anos de carreira, atuou como repórter de política no jornal o Estado de São Paulo, editora-assistente na revista Época, repórter da Revista Elle. Especializou-se em Comunicação Pública. Foi Assessora-Chefe de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e hoje atua como Assessora-Chefe de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (CJF).
Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Eduardo Pugnali

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela FGV, atuou como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4x4, além trabalhos free lances para a revistas Carro e Quatro Rodas. Em comunicação corporativa, atuou como assessor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Sun Software. Foi sócio-diretor da Holofote Comunicação cuidando de clientes como Deca, Hotel Unique, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, e mais 100 clientes. Em 2008, assumiu a coordenadoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. No Governo do Estado foi responsável pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo nas redes sociais, incluindo o Portal de Transparência. No final de 2011, assumiu a gerência de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, entidade do sistema S que ajuda micro e pequenos empreendedores. Nessa posição é responsável pelas áreas de comunicação, marketing, endomarketing, redes sociais, internet, eventos e pesquisas da entidade. Atualmente, é Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, cuidando do PR, publicidade e digital e também da estrutura administrativa do órgão. Especialista em licitações públicas para serviços de comunicação, foi responsável por contratações de agências de publicidade, assessoria de imprensa, vídeo, fotografia, entre outros serviços.
Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Lincoln Macário

Lincoln Macário Maia é jornalista graduado pela Universidade de Brasília, onde também se especializou em Análise de Políticas Públicas. Mestre em Ciência Política pela Câmara dos Deputados. Preside a Associação Brasileira de Comunicação Pública (2016-2021). Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (2010-2013). É Servidor efetivo da Câmara dos Deputados atuando na TV Câmara e Rádio Câmara. Foi âncora e editor-chefe na TV Brasil (EBC) e Band Brasília e repórter setorista da Rádio CBN no Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Maria Helena Weber

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia e bacharel em Comunicação Social (UFRGS). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, no qual já exerceu a função de coordenadora. Atualmente é pesquisadora bolsista do CNPq, coordena o Núcleo Pesquisa em Comunicação Pública e Política e o Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS) e integra o Conselho Gestor do INCT-DD (Democracia Digital). Sua produção científica no campo da comunicação política tem registros nacionais e internacionais, mas cabe ressaltar o livro Comunicação e Espetáculos da Política (2000) e Comunicação Pública e Política – pesquisa e práticas (2017), em coautoria com Marja Coelho e Carlos Locatelli. Sua experiência neste campo, abrange funções de coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (2003-2005); da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1991 e da UFRGS (1996-1998). Exerceu cargos de representação como vice-presidente da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e na diretoria da COMPOLÍTICA – Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação Política. Na área literária publicou contos em Na Língua Delas (2018), Mulheres da Vida (2008) com Cristina Rosa e Memórias na Pele (1989) e poesia em Âmbula – a caixa (1982) com Heloisa da Silva e Humberto Vieira e Derrapagens (1995).

Notícias desta Edição

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

PATROCÍNIO:

APOIO:

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (51) 4141-8082

FNCJ nas Redes