Ismael Machado é jornalista desde 1991. É mestre em Literatura, com MBA em Comunicação e Semiótica e Especialista em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Araraquara de São Paulo e Doutorando em cinema pela Universidade Federal Fluminense.
Já trabalhou como correspondente dos jornais ‘O Globo’ e ‘Jornal do Brasil’ na região norte e como colaborador da Folha de São Paulo.
É autor dos livros ‘Vapor Barato – O Amor em Tempos de AIDS’ (livro de contos), ‘Decibéis sob Mangueiras - Belém no cenário rock Brasil dos anos 80’, livro contemplado pela lei municipal de incentivo à cultura Tó Teixeira, ‘Sujando os Sapatos - O Caminho Diário da Reportagem’ (livro-reportagem), ‘Golpe, Contragolpes e Guerrilhas: O Pará e a ditadura militar’ (2014), vencedor do Prêmio IAP de Literatura 2013, na categoria Livro-Reportagem e a biografia ‘Paulo Fonteles-Sem Ponto Final’.
Vencedor dos prêmios Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em Jornalismo; Líbero Badaró de Jornalismo; Prêmio Nacional de Direitos Humanos em Jornalismo; I Prêmio Paraense de Jornalismo Científico e finalista do Prêmio Esso em 2013 e 2014.
Também atuou como repórter e editor na TV Rondônia (afiliada da TV Globo) e na Fundação de Telecomunicações do Pará (FUNTELPA).
Jurado do Prêmio nos anos 2020 e 2022.