Marcelo Canellas (DF)

Marcelo Canellas (DF)

MARCELO CANELLAS é cronista, jornalista e documentarista. Por 33 anos atuou como repórter especial de diversos programas da Rede Globo. Figura no ranking do portal Jornalistas & Cia como um dos 10 repórteres mais premiados de todos os tempos. Foi o primeiro e, por enquanto, o único brasileiro a receber o Prêmio Boerma/FAO concedido pelas Nações Unidas a jornalistas que se destacam no combate à fome no mundo.
Recebeu das mãos do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez dois Prêmios Nuevo Periodismo e um Prêmio FORUM/FNPI concedidos pela fundação do famoso escritor colombiano em razão de reportagens sobre a fome no Brasil, sobre a biodiversidade do Cerrado e sobre o desmatamento na Amazônia.
Dentre os prêmios nacionais, foram seis Vladimir Herzog, três Embratel, dois Ayrton Senna, dois prêmios Caixa, um Petrobrás, além de outros 50 prêmios e distinções, incluindo a Ordem do Mérito Judiciário, grau de comendador, concedida pelo Tribunal Superior do Trabalho em razão de suas reportagens denunciando o trabalho infantil e o trabalho escravo.
Especializado na cobertura de temas ligados à vida brasileira, à sustentabilidade, aos direitos sociais e aos direitos humanos, participou de coberturas históricas. A imagem de seu rosto pintado por uma estudante, em 1992, durante os protestos pelo impeachment de Fernando Collor, tornou-se um símbolo da luta dos movimentos de massa pela democracia no Brasil.
Sua série FOME, do Jornal Nacional, veiculada em 2001, é até hoje o conjunto de reportagens mais premiado da televisão brasileira.
Em janeiro de 2023, a série documental Boate Kiss, a Tragédia de Santa Maria, dirigida por Canellas, teve, segundo o Globoplay, a melhor estreia de um documentário desde que a plataforma começou a publicar o gênero em 2019, permanecendo por três semanas consecutivas como o produto mais consumido do streaming do Grupo Globo, ultrapassando inclusive os acessos ao campeão de audiência Big Brother Brasil.
Como cronista, publicou, pela Globo Livros, em 2013, a coletânea de crônicas Províncias – Crônicas da Alma Interiorana.

Jurado no Prêmio desde 2023.

 
Voltar

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (11) 4200 0327

FNCJ nas Redes