Fábio França de Gusmão (RJ)

Fábio França de Gusmão (RJ)

Jornalista há 28 anos, com MBA em Administração pela COPPEAD-UFRJ, é editor responsável pela Editoria Rio dos jornais O Globo e Extra. Já comandou as editorias de combate à desinformação, Fato ou Fake, Radar e do blog “Na base de dados”.

Foi coordenador pelos jornais O Globo e EXTRA o consórcio de veículos de imprensa no Brasil que trabalharam em conjunto na busca de dados sobre infectados pela COVID-19, assim como os mortos pela doença, após o governo do então presidente Bolsonaro impedir acesso às informações.

Vencedor de alguns prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Esso de Reportagem (2005), Prêmio Embratel de Reportagem (2005), XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo (2005), Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (cinco anos consecutivos) e menção honrosa no XXVII Prêmio Vladimir Herzog.

 

Autor do livro “Dona Vitória da Paz”Editora Planeta (2006), que inspirou o filme que está sendo produzido pela Conspiração, um Original Globoplay. É co-autor do livro “Pedofilia na Igreja: um Dossiê Inédito Sobre Casos de Abusos Envolvendo Padres Católicos no Brasil”.

 

Jurado do Prêmio desde 2023.

 
 
Voltar

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (11) 5242-1256

FNCJ nas Redes