Realização




Patrocínio Prata






Apoio Institucional























Organizadora




Prezados Congressistas:

A emissão de recibos referente aos empenhos dos servidores que participaram do evento, deve ser solicitada através dos seguintes e-mails:

cid@feliceassociados.com.br e taissa.goncalves@trt8.jus.br

Atenciosamente,
Comissão Organizadora Conbrascom 2017


Apresentação

Maceió tem as águas mais claras e mornas entre os mares desse Brasil! Tem rendeiras que tecem seus pontos nas calçadas de casa, enquanto entoam canções passadas de geração a geração. É um lugar que abriga um povo simples e acolhedor... Que tem a mais suave brisa do vento e um pôr do sol que inebria à beira-mar das Praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. Maceió é a terra de Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria no mundo; é o município que exportou um dos juristas mais reconhecidos no universo do Direito: Pontes de Miranda! É também a capital que deu a luz a Cacá Diegues, criador do cinema novo; e é a terra que apaixona a cada nova canção de Djavan. E Alagoas? É o estado que comemora a tática e o futebol-arte de Mário Lobo Zagallo e da rainha Marta; que viu nascer a poesia, a prosa e os versos de Graciliano Ramos, Jorge de Lima e Lêdo Ivo. E que também se orgulha de ser berço do maior dicionarista que o Brasil já teve: Aurélio Buarque de Holanda.

Numa rede formada por quase 200 bares e restaurantes e mais de 250 opções de hospedagem, você, visitante, vai desfrutar de comidade, conforto, acolhimento e o melhor da nossa gastronomia, com quitutes e iguarias que vão te deixar com água na boca. Duvida? Que tal saborear um chiclete de camarão ou um sururu de capote, olhando para o azul do mar ou para as lagoas que cercam a nossa capital? E sentar na orla da cidade, nas barracas de tapiocas e provar das misturas feitas com coco e ingredientes doces ou salgados? Tem tapioca até de brigadeiro!

Nossos equipamentos públicos também estão prontos para te receber. O Museu Théo Brandão vai contar a história da nossa cultura, passando pelo artesanato até chegar aos folguedos populares. Tu terás a oportunidade de conhecer o Guerreiro, um auto de Natal, genuinamente alagoano, que fala sobre o nascimento de Cristo. No Palácio Marechal Floriano Peixoto, o turista poderá encontrar obras de artistas alagoanos e um memorial em homenagem aos grandes poetas da terra. No Museu da Arte Sacra Pierre Chalita, há peças de épocas diferentes e que retratam a Igreja Católica dos séculos XVIII e XIX. E o Memorial da República vai te permitir conhecer detalhes de como o país saiu da era da monarquia e retratar quem foram os dois primeiros presidentes do Brasil em sua fase republicana: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto, ambos alagoanos.

Portanto, eis a nossa Maceió, eis a nossa Alagoas. Inclusive, nosso estado comemora, agora em 2017, 200 anos! Que bom poder celebrar esse aniversário reunindo tantos formadores de opinião durante o XIII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça, o Conbrascom. E para discutir um tema desafiador para quem faz gestão em Comunicação Social: planejamento estratégico. Na sociedade da informação, diante das tão velozes mudanças sociais, é preciso ser rápido na criatividade, no compartilhamento de conhecimento e na forma de se comunicar. Mas como traçar as estratégias para que tudo isso dê certo? É necessário planejar metas, organizar-se e elaborar um programa de atividades que possa ser executado ao longo do ano. Assim, esses novos caminhos poderão ser seguidos, usando de abordagens e soluções que cheguem mais facilmente ao nosso destinatário final, o cidadão, que vai ser incentivado a praticar novos estilos de pensar e agir diante das instituições das quais nós fazemos parte.

É preciso também romper paradigmas para se comunicar melhor. Cada vez melhor! E para isso nós, assessores, estaremos reunidos, aqui em Maceió, em junho próximo. Vamos discutir, sugerir, apontar os problemas e buscar soluções para que as Assessorias de Comunicação possam atuar da forma mais adequada. Os conceitos em comunicação precisam estar em sintonia com a linguagem ideal, alinhados às ferramentas tecnológicas e correspondendo as demandas da sociedade.

Portanto, que venha logo o Conbrascom 2017! Que vocês, assessores, cheguem logo à terra que costuma receber o visitante de braços bem abertos. Tenho certeza que vão se sentir à vontade no nosso “paraíso das águas”. E me despeço dos colegas, fazendo meus, os versos do poeta alagoano Noaldo Dantas: “Escrevi certa vez que Deus, além de brasileiro, era alagoano. Em verdade, não se cria um estado com tanta beleza, sem o mínimo de cumplicidade. Sou capaz de imaginar o dia da criação de Alagoas. Ô São Pedro, pegue o estoque de azul mais puro e coloque dentro das manhãs encarnadas de sol; faça do mar um espelho povilhado com jangadas brancas; que ao entardecer sangre o horizonte; aquelas lagoas que estávamos guardando para uso particular, coloque-as neste paraíso. E tem mais, São Pedro: dê a esse estado um cheiro sensual de melaço e cubra os seus campos com o verde dos canaviais. As praias… Ora, as praias deverão ser fascinantemente belas, sob a vigilância de ativos e fiéis coqueirais. Faça piscinas naturais dentro do mar; coloque um povo hospitaleiro e bom; e que a terra seja fértil e a comida típica melhor que o nosso maná. Dê o nome de Alagoas; a capital pela ciganice e beleza de suas noites, deverá chamar-se Maceió, e a padroeira, Nossa Senhora dos Prazeres”.

Ficou com vontade de vir logo pra cá? Oxe, então, já se achegue! A gente está te esperando!

Janaina Ribeiro Diretora de Comunicação do Ministério Público Estadual de Alagoas


Data e Tema

O XIII Conbrascom será sediado em Maceió/AL, nos dias 28 a 30 de junho de 2017 e terá como tema: Gestão da Comunicação, da rotina operacional à dimensão estratégica.


Local do Evento

Esmal – Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas
Rua Cônego Machado, 1061
Farol
Maceió
Saiba como chegar





2017 Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça

E-mail: conbrascom@gmail.com