CONBRASCOM - Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça

O Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom) nasceu a partir do Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação do sistema de Justiça, Tem edições anuais e é um evento de ampla aceitação e reconhecimento técnico entre os profissionais de comunicação, comunidade acadêmica e os integrantes do Sistema de Justiça.

Por meio de debates, painéis e conferências, o Conbrascom estimula o desenvolvimento de uma política de comunicação voltada para o esclarecimento do cidadão e contribui para a democratização das instituições e o acesso à Justiça. O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade que promove o Conbrascom, considera que a informação, como prevê a Constituição, é um bem público, e que a comunicação deve pautar-se pelo interesse coletivo e pela inclusão social.

O FNCJ é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada no dia 27 de março de 2002, ao final do III Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em Alagoas. O objetivo do Fórum é ampliar o debate sobre a comunicação nos órgãos que integram o Sistema de Justiça, envolvendo juízes, procuradores, promotores, jornalistas, publicitários, organizações governamentais e não-governamentais, além da sociedade civil organizada.

Podem ser filiados ao FNCJ os assessores de comunicação e profissionais que atuem nas assessorias de comunicação dos órgãos que fazem parte do Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunais de Contas, Defensorias Públicas, OABs, entidades representativas da magistratura e outras entidades afins). São membros colaboradores juízes, jornalistas, procuradores, promotores de Justiça, pesquisadores e professores universitários.

Com a pandemia da Covid-19, o Conbrascom de 2020 foi adiado para 2022, e, durante este período (sem precedentes na história moderna) de dois anos, o Fórum realizou duas edições do Seminário on-line de Comunicação e Justiça para manter ativo o debate de ideias e auxiliar na qualificação dos profissionais.

Com o Brasil atingindo a marca histórica de 460 milhões de vacinas contra a Covid-19 distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal em fevereiro de 2022, e, a flexibilização das normas de saúde e segurança em todo o país, o evento voltou a acontecer de forma presencial em 2022 no Rio de Janeiro.

Conheça mais sobre os últimos 10 anos de eventos realizados:

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (11) 5242-1256

FNCJ nas Redes