Domingo, 31 de Agosto de 2025

Se liga na Justiça

CATEGORIA: Projeto - Campanha Institucional de Interesse Público 

INSTITUIÇÃO: TJ-PR - Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

PROJETO: "Se liga na Justiça"

COORDENADOR: Marilia Seeling de Oliveira

PARTICIPANTES: Natalia Pires Kutinskas, Meline D'Agnoluzzo Zortéa , Renan Rosseto Hilário, Mariana Sampaio Corsico, William Teidy Suzuki

DESCRIÇÃO: O “Se Liga na Justiça” é um projeto do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos com a Coordenadoria de Comunicação Social, em parceria com escolas públicas. A iniciativa leva educação cidadã às escolas por meio de vídeos, rodas de conversa e materiais interativos, explicando o funcionamento do Sistema de Justiça e os direitos fundamentais em linguagem acessível.  Foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Colégio Estadual Des. Guilherme Maranhão, em Curitiba. O projeto envolveu produção de conteúdo, aplicação em sala e debates com estudantes.  Mais de 300 jovens, de 12 a 18 anos, participaram, discutindo temas como cidadania, violência, bullying, drogas e Justiça. 96% relataram maior compreensão dos assuntos. O custo foi baixo, usando estrutura e equipe já existentes.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de 12 a 18 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escola pública.

VEICULAÇÃO: Projeto aplicado em agosto de 2024 no Colégio Estadual Des. Guilherme de Albuquerque Maranhão.

JUSTIFICATIVA: Diante das complexas demandas sociais presentes no ambiente escolar, o projeto “Se Liga na Justiça” atua na prevenção de conflitos e na promoção da justiça social entre jovens. Utilizando uma metodologia participativa e tecnologias educacionais, como o kit Educatron, o projeto adapta a linguagem à realidade dos estudantes, facilitando a compreensão dos direitos e deveres. Essa abordagem contribui para a formação de uma juventude mais consciente, engajada e informada, fortalecendo valores como solidariedade, cooperação e participação cidadã. Assim, o projeto promove o acesso à informação jurídica de forma democrática, ajudando a construir um ambiente escolar mais seguro e inclusivo.

APROVAÇÃO DO PROJETO: Jonathan Serpa Sa (Observatório Interinstitucional de Direitos Humanos)

OBJETIVOS: Democratizar o conhecimento sobre o Sistema de Justiça entre crianças e adolescentes. Promover a conscientização sobre direitos e deveres, estimulando a participação cidadã. Fortalecer valores como solidariedade, cooperação e justiça social. Facilitar o acesso à informação jurídica nas escolas públicas, contribuindo para a prevenção de conflitos e a formação de uma juventude mais consciente e engajada.

ALCANCE: Mais de 300 estudantes de 12 a 18 anos do Colégio Estadual Des. Guilherme de Albuquerque Maranhão participaram do projeto. Foram abordados temas como drogas, violência, bullying, cidadania e funcionamento da Justiça. 96% dos participantes relataram melhor compreensão dos assuntos. A iniciativa promoveu diálogo direto entre jovens e o Judiciário, fortalecendo a educação cidadã e a prevenção de conflitos.

LINK 1ANEXO 1

Compartilhe esta notícia:
Se liga na Justiça

Deixe um comentário

Faça login para poder comentar.

Parceiros

Realização

Organização

Patrocínio

Apoio

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (11) 5242-1256

FNCJ nas Redes