Conbrascom 2019 tem início em São Paulo
Quinta, 30 de Mai de 2019

Conbrascom 2019 tem início em São Paulo

Teve início na noite desta quarta-feira (29), o XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2019). O evento acontece em São Paulo (SP), até o dia 31. O tema escolhido para a edição foi Inovação, Criatividade e Diversidade em Comunicação Pública.

O Conbrascom reúne profissionais de comunicação de todos os ramos da Justiça – Tribunais, Ministérios Públicos, Defensorias, Conselhos e entidades representativas de magistrados, procuradores, servidores e da advocacia –, além de estudantes e pesquisadores da área. A realização é do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), com o apoio do Poder Judiciário de São Paulo.

A palestra de abertura intitulada Sem Comunicação Não Dá: 11 Princípios Para uma Convivência Mais Positiva e Produtiva, foi com a educadora e consultora em comunicação consciente para o desenvolvimento de líderes, Vânia Bueno. O mundo, segundo ela, vem passando por mudanças profundas e abrangentes que são irreversíveis, como o fato de estarmos conectados o tempo todo. “O surgimento da internet teve um grande impacto na comunicação, transformou a rádio peão em rede peão. Somos comunicadores, mas todos são comunicantes”, salientou.

Vânia Bueno apontou a importância da comunicação eletiva, mas destacou que 70% dos líderes se comunicam mal, de acordo com pesquisas. Ela falou ainda sobre comunicação e comportamento que segundo ela, são essenciais. “Assim como não é possível não se comportar, também não é possível não se comunicar. Comunicação e comportamento são sinônimos”.

Por fim, Vânia citou as 11 dicas para a boa convivência. São elas: sem comunicação não há desenvolvimento; comunicação não é o que você diz é o que o outro entende; não vemos as coisas como elas são, mas como a gente é; pessoas são maiores e mais complexas do que os papéis representam; todo ponto de vista é a apenas a vista de um ponto; comunicação é o alimento das relações; comunicação é a conta-corrente de convivência; comunicação é responsabilidade de todos; a comunicação primordial é comunicação consigo mesmo; a boa comunicação contagia e a má contamina; comunicação consciente é prática para a vida toda.

Abertura

Presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ) e diretor de Centro de Comunicação Social do TJGO, o jornalista Luciano Augusto destacou durante a abertura oficial do Conbrascom 2019 que já são 15 anos que os assessores do Sistema de Justiça reúnem-se para a realização do evento. “Esta solenidade de abertura tem o mágico poder de simultaneidade: ao mesmo tempo que ela marca a despedida de um ciclo de trabalho, no qual todas as assessorias estiveram envolvidas com suas experiências e seus projetos, ela é também o pontapé para chegada de um novo tempo, já que sairemos daqui abastecidos por novas ideias”, frisou.

De acordo com ele, o fato do evento e seus participantes serem recebidos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que é considerado o maior do mundo, “nos enche de orgulho e de uma respeitosa referência a todos magistrados e servidores que compõem essa tão importante instituição do Sistema de Justiça”. Luciano Augusto agradeceu em nome do FNCJ o acolhimento e envolvimento do TJSP para que o evento acontecesse.

“Eu, particularmente, tenho um carinho por essa casa, que sempre me acolheu de forma muito especial. Numa parceria constante, ainda quando eu estava no TJSE e agora também no Tribunal de Justiça de Goiás. Uma coincidência também nos une no evento deste ano. Em 2014, a Rosângela Sanches, diretora dessa equipe de comunicação do TJSP, então presidente do Fórum Nacional de Comunicação de Justiça, realizou o Conbrascom em Aracaju, e esteve neste lugar fazendo abertura no TJ de Sergipe, instituição que na época eu assessorava. Hoje, eu retribuo a visita e, como presidente, venho ao TJSP, instituição que ela assessora para realizar o Conbrascom”, completou.

Além do presidente do FNCJ, também participaram da abertura oficial o vice-presidente do TJSP, desembargador Arthur Marques de Silva Filho; o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti; coordenador do MMDC, desembargador Sidnei dos Reis; coordenador adjunto do Núcleo da Infância e Juventude da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Eduardo Cortez Freitas Gouvêa; defensor público coordenador de Comunicação Social e Assessoria de Imprensa da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Rodrigo Vidal Nitrini; presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, juiz Ronaldo Callado e o juiz assessor da Presidência do TJSP e Coordenador Social, Leandro Galluzzi.

(Texto: Arianne Lopes)

Compartilhe esta notícia:
Conbrascom 2019 tem início em São Paulo

Deixe um comentário

Faça login para poder comentar.

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (51) 4141-8082

FNCJ nas Redes