Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e graduada em Jornalismo, na mesma instituição, Pós-Graduada (Especialização - Lato Sensu) em Comunicação e Sociedade 5.0 (HSM University), especialista em Stakeholders e ESG (FIA Business School), formada em Liderança por universidades da Ivy League (Cornell University, Harvard University e Dartmouth College). Com o propósito de contribuir para que a Comunicação seja mais diversa e inclusiva, há mais de 10 anos, pesquisa interseccionalidade, Comunicação ESG, gênero, raça, infância e feminismo negro em representações midiáticas voltadas para o público infantil e adulto, como filmes, desenhos animados, livros, telenovelas, videoclipes, entre outros. Conectando os conhecimentos acadêmicos sobre diversidade com o mercado de trabalho, Sandra atua há mais de 8 anos na área de Comunicação, tendo passagens no setor corporativo, público, privado, veículos de comunicação, agências de comunicação e terceiro setor.
Com amplo conhecimento em Liderança e reconhecimento nacional e global, é Fellow Candidate of The UPG Sustainability Class 2025 (United People Global Foundation), Liderança Multiplicadora de Mudanças Climáticas e ESG (Instituto SustentAÇÃO, 2024), Liderança Global Climática e de ESG (Climatebase Fellowship, 2024), Liderança Global (Clinton Global Initiative University Fellowship, Clinton Foundation - 2023), Liderança Nacional (Fellowship, do IDBR - Instituto Identidades do Brasil, 2021-2023), integrante da Forbes BLK and Forbes Women (Revista Forbes Internacional - 2023 - atual) e da Ye! Community (ONU e ITC - International Trade Centre - 2024 - atual). Foi Coordenadora de Diversidade, Equidade e Inclusão e Relacionamento Institucional, da Rede JP (2021 - 2024) e colunista de ESG Global, na Revista Exame (2023 - atual).
Enquanto jurada, já contribuiu para premiações de forte prestígio nacional: em 2024, foi uma das juradas da categoria "Artigo Acadêmico", do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (parceria entre a Rede JP). Em 2023, foi uma 44 pessoas juradas, de excelência no mercado de comunicação nacional, da 17ª edição do prêmio Troféu Mulher IMPRENSA, que, em 2023, teve como tema: Regionalidade, sendo também a única jurada representante de Minas Gerais. Também foi uma das organizadoras do Prêmio + Admirados Jornalistas Negros e Negros da Imprensa Brasileira - 2023 (organização da Rede JP, Jornalistas & CIA, Neo Mondo e 1 Papo Reto). É autora do livro "Estudos de Cinema: visualizando as diferenças: vol II (Editora Polytheama: 2023 - capítulo 1), organizado por Luiza Lusvarghi e Genio Nascimento, lançado na Publicom, durante o Intercom Nacional 2023 - maior congresso de comunicação da América Latina.
Jurada do Prêmio desde 2024.