Jornalista e doutora em Comunicação Digital, Ana Brambilla é uma entusiasta da colaboração no processo de elaboração de notícias desde 2003, quando iniciou seus estudos sobre jornalismo cidadão com o jornal sul-coreano Ohmynews. Ela esteve duas vezes na SK para fazer esta pesquisa, antes de iniciar seu caminho profissional por algumas das maiores empresas brasileiras de mídia, como Editora Abril, Terra e Editora Globo (trabalho atual), sempre atuando em estratégia digital e/ou cobertura de mídia social (incluindo gerenciamento de uma equipe para Copa do Mundo e Eleições Presidenciais no Brasil).
Ao mesmo tempo, Ana participou como co-autora e organizou vários livros eletrônicos. "Para Entender as Mídias Sociais" 1 e 2 são seus projetos mais significativos quando agregou alguns dos melhores nomes de profissionais de marketing, jornalismo e publicidade como parceiros. Ele pode ser baixado gratuitamente em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com.br/
Também focada no debate acadêmico, Ana tem lecionado em cursos de graduação e pós-graduação por muitos estados brasileiros como São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Bahia.
Ana é normalmente palestrante em eventos de comunicação digital como Campus Party, Social Media Week, YouPix e outros como estes.