Terça, 04 de Junho de 2024

#InfânciaLegal

EDIÇÃO: 2024

CATEGORIA: Mídia Social

INSTITUIÇÃO: MP-MG - Ministério Público de Minas Gerais

COORDENADOR: Esther Gonçalves Fonseca

AUTORES: Alessandro de Campos Paiva, Ana Paula Félix Viana, Eduardo Mascarenhas Curi Azevedo, Esther Gonçalves Fonseca, Fernanda Cunha Pinheiro da Silva, Marcus Vinícius de Andrade, Míriam Ribeiro, Sílvia Mont'Alvão Lopes, Tayná Serafim, Thaís Ferreira Dutra.

DESCRIÇÃO: Ao longo do mês das crianças, o MPMG trouxe para suas mídias sociais a iniciativa #InfânciaLegal. Foram publicadas 12 peças que explicavam como a instituição trabalha na defesa dos pequenos, para além da área de atuação Crianças e Adolescentes. Por exemplo, como a defesa de um meio ambiente equilibrado impacta a vida das crianças? Como a proteção do patrimônio cultural está relacionada à formação dos pequenos cidadãos? Como oferecer internet segura para as crianças? A principal peça dessa ação foi um vídeo, veiculado no 12/outubro. Com o mote "é legal ser criança, é legal ter direitos", a ideia foi trazer, de forma lúdica e leve, a multiplicidade de direitos das crianças. O vídeo foi gravado em diferentes locais de uma grande praça, com a participação de várias crianças – filhas e filhos de integrantes do MPMG –, com a devida autorização legal. A locução também foi gravada por 3 dessas crianças. O elenco é diverso, levando em consideração raça, gênero, idade e pessoas com deficiência. Tudo foi executado pela Asscom, não havendo custos adicionais. Em 30 segundos, vemos as crianças em diferentes situações: lendo, desenhando, correndo, brincando em um escorregador ou com um tablet. Mas acima de tudo unidos, interagindo, sabendo o que querem e CONSTRUINDO JUNTOS ALGO LEGAL PARA TODOS

PÚBLICO-ALVO: Todos os cidadãos, em especial aqueles que têm crianças sob seus cuidados.

VEICULAÇÃO: Foram publicadas postagens do tipo carrossel de 1/10/23 a 1/11/23 e um vídeo em 12/10/23.

JUSTIFICATIVA: O Ministério Público de Minas Gerais atua na defesa de todos os cidadãos mineiros. Mas nesse projeto focamos em um grupo bem especial: as crianças. O MPMG trabalha para que esses pequenos cidadãos tenham respeitados os seus direitos a: educação, saúde, meio ambiente saudável, moradia, liberdade de expressão, pluralismo de ideias e convivência social e familiar segura e livre de qualquer forma de violência. Nas 11 postagens do tipo carrossel, foi abordado como a instituição atua na defesa das crianças, a partir do viés de áreas específicas: Crianças e Adolescentes, Crimes Cibernéticos, Saúde, Meio Ambiente, Violência Doméstica, Patrimônio Cultural, Educação, Família, Pessoas com Deficiência, Habitação e Urbanismo. O vídeo traz a visualização desse mosaico de direitos, inclusive brincando com essa ideia, ao mostrar as crianças escrevendo os seus direitos em papéis coloridos e, somente ao final, com a imagem aérea, é possível ver que essas folhas formam a palavra LEGAL.

APROVAÇÃO DE PROJETO: Paola Domingues Botelho Reis Nazareth – promotora de Justiça e coordenadora do CAODCA

OBJETIVOS: Mostrar a atuação do MPMG de maneira leve e cativante e explicar o trabalho da instituição em diferentes áreas. Para tanto, utilizou-se como ponto de convergência a defesa das crianças e sua interseção com várias áreas de atuação. O MPMG sabe que cuidar de criança é coisa séria. Mas é possível falar de coisa séria com uma linguagem leve e um visual divertido. É possível mostrar que o trabalho do Ministério Público está presente no dia a dia de todos, inclusive dos pequenos.

OBSERVAÇÕES: A produção não foi fácil e mobilizou muitos integrantes. Foram feitas várias entrevistas com promotores para entender a interface de cada área com a defesa das crianças. Conceituação, roteirização, identificação de elenco e locação que permitisse uso de drone, captação, edição, identidade visual, trilha sonora original: TUDO foi feito pela equipe da Asscom. Também foram produzidas fotografias para serem utilizadas nas peças gráficas. Apenas no Instagram, o alcance foi de quase 30 mil pessoas

AVALIADO POR: Jacqueline Santos de França, RENATO ALVES COSTA, André Tamura

COMENTÁRIOS DOS JURADOS:

  1. Linda execução. Parabéns. O tom da campanha é alegre..

NOTA FINAL: 7,18

LINK 1LINK 2LINK 3LINK 4  ANEXO 1ANEXO 2ANEXO 3

Compartilhe esta notícia:
#InfânciaLegal

Deixe um comentário

Faça login para poder comentar.

Parceiros

Realização

Organização

Patrocínio

Apoio

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (11) 5242-1256

FNCJ nas Redes