Nossa História

O Fórum Nacional de Comunicação & Justiça foi fundado em 2002, ao final do III Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e Ministério Público, realizado em Maceió-AL.

Nossa história, entretanto, começou bem mais cedo.

Em 1995, em Belo Horizonte-MG, foi realizado o I Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça do Trabalho. O evento, que passou a ser realizado anualmente reunindo profissionais dos TRTs do país, germinou o sonho de ampliar o debate e a troca de experiências entre os profissionais de comunicação de todo o Judiciário. 

Assim, cinco anos mais tarde, em 2000, seria realizado o I Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça, em São Luís-MA. A partir de então, servidores e gestores de tribunais do trabalho, tribunais eleitorais, tribunais federais, tribunais de justiça e ministério público passariam a se encontrar anualmente, colaborando para o intercâmbio de informações e o consequente aperfeiçoamento das atividades de comunicação nessas organizações. 

Dois anos depois, no dia 27 de março de 2002, a intenção de institucionalizar a troca de experiências e o fortalecimento da comunicação na Justiça ganhou não só forma, como estatuto: o FNCJ foi fundado, solidificando a missão de reunir profissionais comprometidos em atuar para a construção de instituições democráticas, desenvolvendo estratégias e práticas comunicacionais focadas no cidadão.

A fim de prestar reconhecimento e valorizar as boas práticas desenvolvidas no âmbito do Sistema de Justiça, foi realizada, em 2003, a primeira entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ). Com categorias diversas e centenas de trabalhos inscritos logo em sua primeira edição, o PNCJ estruturou-se e consolidou-se, com o passar dos anos, como a principal premiação da comunicação pública brasileira.

A partir de 2005, em Natal-RN, o encontro nacional anual organizado pelo FNCJ transformou-se no Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom). Hoje reconhecido nacionalmente por sua importância e magnitude, o Conbrascom segue, desde então, sendo realizado anualmente, com o compromisso de colaborar para a formação e capacitação dos profissionais de comunicação na área pública.

Notícias das Edições anteriores

Mais sobre nossa história

Para saber mais sobre a trajetória do FNCJ e da comunicação no Sistema de Justiça do Brasil, recomendamos o livro "A Comunicação na Justiça Brasileira", escrito em 2009 pelos jornalistas Flávio Damiani e Edvânia Kátia, fundadores e ex-presidentes do Fórum. Para obter um exemplar, preencha o formulário de contato abaixo.
Por favor, preencha este campo
Por favor, preencha este campo
Por favor, preencha este campo
Por favor, preencha este campo

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

APOIO:

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (51) 4141-8082

FNCJ nas Redes