I Workshop - Cases de Comunicação do Sistema de Justiça

I Workshop - Cases de Comunicação do Sistema de Justiça

"I Workshop - Cases de Comunicação do Sistema de Justiça" é uma realização do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça – FNCJ, juntamente com o Tribunal de Justiça do Maranhão. Serão apresentados cases do Sistema de Justiça, alguns destes, ganharam maior destaque, principalmente, após participarem do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça- PNCJ. O prêmio destaca e reconhece os trabalhos realizados pelas Assessorias de Comunicação do Sistema de Justiça, além de artigos acadêmicos relacionados à área.

PÚBLICO - ALVO: Assessorias de Comunicação do Serviço Público e Estudantes, Comunidade Acadêmica do setor da Comunicação, Administração, Direito e Sociedade em geral.

DATA E HORÁRIO:  23 de novembro de 2018 - 08:00 – 18:00

LOCAL: Auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão - AMMA
Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, 20 – Calhau - São Luís, MA 

Programação

23/11

09:00 - ABERTURA
Desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf - Presidente do Núcleo Socioambiental do TJMA
Luciano Augusto Souza Andrade - Vice-Presidente do FNCJ

09:30 - CASE 1 – "Selo de Combate ao Racismo Institucional: Racismo Institucional não reproduza e se for vítima denuncie"
Waldimara Silva Santana
Procuradoria Geral do Estado da Bahia - PGE/BA

09:50 – DEBATE

10:00 - CASE 2 - "Melhores práticas para contratação dos serviços de Comunicação Corporativa - Evolução histórica desde a publicação do Acórdão TCU 2062/2006"
Emerson Franco de Menezes
Associação Brasileira das Agências de Comunicação - ABRACOM

10:20 – DEBATE

10:30 - COFFE BREAK

10:50 - CASE 3“Vivas Memórias”
Janaína Cruz
Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe - TJSE

11:00 - DEBATE

11:10 - CASE 4 - “Deixe-se adotar”
Simone Noberto
Ana Carolina Cardoso
Tribunal de Justiça de Rondônia – TJRO

11:30 - DEBATE

11:40 - CASE 5 – “Foi assim…vidas, olhares e personagens por trás dos processos trabalhistas em Mato Grosso”
Nelson Antônio de Oliveira Ferraz
Sinara Costa Álvares Silva
Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região – TRT23

12:00 – DEBATE

12:10 – INTERVALO PARA ALMOÇO

14:00 - CASE 6 – “Adote um Boa noite”
Cecília Abatti
Tribunal de Justiça de São Paulo - TJSP

14:20 - DEBATE

14:30 - CASE 7 – “Defensoria Itinerante - Santo Antônio do Descoberto”
Tatiane Dias Pimentel
Defensoria Pública do Estado de Goiás - DPGO

14:50 - DEBATE

15:00 – CASE 8 – "Modernização da gestão da comunicação: o uso do SNP"
Allana de Albuquerque Sousa Silva
Procuradoria-Geral da República - Ministério Público Federal – PGR - MP

15:20 - DEBATE

15:30 - CASE 9 - “Revista Argumento”
Isabelle Câmara
Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5

15:50 – DEBATE

16:00 - COFFE BREAK

16:20- CASE 10 – “Selfie Premiada”
Álvaro Marinho
Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso - TJMT

16:40 - DEBATE

16:50- CASE 11 – “Exposição ‘Agora ou na hora de nossa morte’”
Janine Souza
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - TJRS

17:10 - DEBATE

17:20 – ENCERRAMENTO
Entrega do Certificado de 6hs/Aula

Palestrantes

Allana de Albuquerque Sousa Silva

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão da Comunicação nas Organizações pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo também pelo UniCeub. Desde 2005, é servidora pública do Ministério Público Federal (MPF). Chefiou a Seção de TV da Procuradoria-Geral da República e coordenou a produção do programa Interesse Público. De 2010 a 2015, apoiou a gestão e a comunicação das ações ligadas ao planejamento estratégico institucional do MPF. De 2016 a 2017, exerceu a função de assessora-chefe de Comunicação Social da Procuradoria Regional da República da 1ª Região. Desde setembro de 2017, ocupa o cargo de secretária de Comunicação Social adjunta da Procuradoria-Geral da República.

Álvaro Fernando Ferreira Marinho

"Mestre em Educação/Movimentos Sociais, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e especialista em Metodologia do Ensino Superior, pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), e em Liderança e Coaching, pela Universidade de Cuiabá (Unic). Atua como diretor de Imprensa e Novas Mídias do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Além do TJMT, é professor do Curso de Pedagogia da Faculdade Católica de Mato Grosso e do Curso de Jornalismo da Unic."

Ana Carolina Cardoso

Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Interamericana de Porto Velho, UNIRON (2012) e graduação em Direito pela Faculdade Católica de Rondônia (2017). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Assessoria de Imprensa atuando para o Sebrae, Ministério Público Federal e Rede Amazônica de Televisão. Vencedor regional da XVIII Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (2011). Atualmente é Jornalista do Tribunal de Justiça de Rondônia desde 2012, com 5 premiações no Prêmio de Comunicação e Justiça.

Emerson Franco de Menezes

Advogado com mais de 20 anos de experiência em licitações. Desde 2006 tem atuado como advogado de Associações Nacionais e contribuído para o estudo e aperfeiçoamento dos modelos de contratações dos serviços de comunicação corporativa, publicidade, live marketing e comunicação digital.

Janaína Cruz

"Jornalista formada pela Universidade Federal de Sergipe, 2000. Guia de Turismo pelo Instituto Federal de Sergipe, 2011. Formanda em Serviço Social pela UFS. Integrante da Diretoria de Comunicação do TJSE desde fevereiro de 2007. Repórter do Jornal da Cidade (2001-2005 e 2008-2011). Produtora da TV Sergipe, afiliada da Rede Globo (2000-2001) e TV Cidade (2006-2008). Editora do site Infonet (2005). Vencedora do IV Prêmio Banco do Brasil de Jornalismo (2003), na categoria Jornalismo Impresso – Informação Econômica. Jornalista Amiga da Criança (2003), pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). Vencedora do Prêmio AMB de Jornalismo (2012), na categoria Mídia das Assessorias dos Tribunais, com a matéria ‘Lá vem ele...’, sobre o cotidiano dos Oficiais de Justiça. Duas vezes vencedora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, no Conbrascom, na categoria Reportagem Escrita: em 2017, com ‘Transexuais conquistam na Justiça direito a um novo nome’; e, em 2015, com ‘Marcas da ditadura no Brasil estão guardadas em processos judiciais’."

Janine Moreira de Souza

Formada em Jornalismo pela PUCRS, com Pós-Graduação em Planejamento em Comunicação e Gestão de Crise de Imagem, pela mesma Universidade, em 2017. Atuou como Editora no jornal Correio do Povo e como repórter na Rádio Guaíba, bem como em Assessorias de Imprensa de Secretarias de Estado e entidades de classe.

Maria Cecília Abbati Souza Cruz

"Formada em Jornalismo e pós-graduada em Comunicação Institucional e Relações Públicas pela Fundação Cásper Líbero. Trabalha há 16 anos com Comunicação Pública. Atuou na implantação das redes sociais do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atualmente ocupa o cargo de Coordenadora de Imprensa do TJSP, sendo responsável por projetos da área, pelos canais de comunicação do TJSP e relacionamento com a mídia."

Nelson Antonio de Oliveira Ferraz

"1. Graduado em Agronomia e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso e Especialista em Comunicação e Marketing Institucionais. 2. Possui larga experiência em Comunicação Organizacional, atuando de forma integrada em todas as áreas da comunicação. 3. Coordenador de Comunicação Social do TRT de Mato Grosso desde 2002, atuando junto a equipes de profissionais de imprensa, produção multimídia desenvolvimento de planos e políticas de comunicação, gestão de crises, criação de campanhas e promoção de imagem institucional."

Simone G. Norberto

"Mestre em letras pela Universidade Federal de Rondônia. Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1994) e graduação em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1993). Especializou-se em jornalismo e mídia pela Faculdade Interamericana de Porto Velho (2004), onde foi docente. Também lecionou no curso de comunicação da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em televisão e na área de arte, sendo especializada neste tipo de coberturas jornalísticas. Trabalhou durante 14 anos na Rede Amazônica de Televisão, nas funções de repórter, editora e apresentadora de telejornais. Produziu vários documentários históricos, multiculturais e turísticos de aventura, alguns deles premiados em festivais. Dirige uma instituição, o CineOca, que se dedica a difusão e produção de audiovisuais.É produtora local da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Jornalista concursada do Tribunal de Justiça de Rondônia desde 2009, com 8 premiações no Prêmio de Comunicação e Justiça. "

Sinara Costa Alvares Silva

Formada em Jornalismo e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e carreira desenvolvida na área de Comunicação. Experiência em jornal diário e assessorias de impressa no Governo de Mato Grosso, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT-MT).

Tatiane Dias Pimentel

Jornalista e mestre em Comunicação e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás Diretora de Comunicação Social da Defensoria Pública do Estado de Goiás Coordenadora adjunta da Comissão Nacional de Comunicação do Colégio de Defensores Públicos-Gerais - Condege Coordenadora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça - 2019"

Waldimara Silva Santana

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo - UFBA Graduada em Serviço Social - UCSAL Especialista em Administração Pública - UCSAL Especialista em Pedagogia Universitária - FABAC Mestre em Gestão Pública e Social - UFBA"

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

APOIO:

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (51) 4141-8082

FNCJ nas Redes