I Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Todos os anos o FNCJ realiza o Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom), que reúne assessores de Comunicação do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, tribunais de contas e instituições afins para promover a troca de experiências e ampliar o debate de ações que aproximem as organizações do cidadão.

Com a pandemia da Covid-19, o XVI Conbrascom foi adiado para 2021, mas o Fórum realizará um evento on-line para manter ativo o debate de ideias e auxiliar na qualificação dos profissionais, especialmente nesse momento sem precedentes na história moderna. O Seminário On-line de Comunicação & Justiça - Aprendizados da crise e boas práticas do Sistema de Justiça, será nos dias 15 e 16 de outubro, em plataforma digital. Serão duas tardes com palestras de especialistas em comunicação pública e apresentação de cases finalistas do XVIII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.

Diretoria do Biênio 2019-2020

LUCIANO ANDRADE

PRESIDENTE

Tribunal de Justiça de Goiás - GO

ALINE CASTRO

VICE-PRESIDENTE

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

ARTHUR NAURIMAR FRANCO SILVA

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Defensoria Pública da Bahia - BA

CECÍLIA ABBATI

DIRETORA FINANCEIRA

Tribunal de Justiça de São Paulo - SP

JANAÍNA SOARES

DIRETORA FINANCEIRA ADJUNTA

Ministério Público de Alagoas - AL

ISABELLE CÂMARA

SECRETÁRIA-GERAL

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE

KARLA AREDES

CONSELHO FISCAL

Superior Tribunal de Justiça - STJ

Ranniery Queiroz

CONSELHO FISCAL

Vanda Amorim

CONSELHO FISCAL

Defensoria Pública da Bahia - BA

Comissão Organizadora

Aline Castro

COORDENADORA

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região – SP

Isabelle Câmara

MEMBRO

Tribunal Regional Federal da 5ª Região - PE

Janaína Ribeiro Soares

MEMBRO

Ministério Público de Alagoas - AL

Edney José Martins Pereira

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – PA

Comissão Organizadora do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça 2020

Cecília Abbati

COORDENADORA

Tribunal de Justiça de São Paulo - SP

Hugo Cardim

MEMBRO

Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - CE

Simone Norberto

MEMBRO

Tribunal de Justiça de Rondônia - RO

Programação

15/10

14h - Abertura
Luciano Augusto

14h15 -  Aula Magna
Comunicação pública e democracia digital no pós-covid
Maria Helena Weber - Coordenadora do OBCOM (Observatório da Comunicação Pública) da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

15h30-18h - Apresentação de Cases

16/10

14h - Apresentação de Cases

15h30 - Painel  
A comunicação pública em 2020: lições e legado da pandemia
Eduardo Pugnali - Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo
Ana Cristina Rosa - Jornalista e Assessora-Chefe de Comunicação Social do CJF
Lincoln Macário - Câmara dos Deputados / Presidente da ABCPública

16h45 - Encerramento

17h-18h - Entrega do Prêmio

Palestrantes

I Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Ana Cristina Rosa

Ana Cristina Rosa é jornalista. Em trinta anos de carreira, atuou como repórter de política no jornal o Estado de São Paulo, editora-assistente na revista Época, repórter da Revista Elle. Especializou-se em Comunicação Pública. Foi Assessora-Chefe de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e hoje atua como Assessora-Chefe de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (CJF).
I Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Eduardo Pugnali

Formado em Jornalismo e com MBA em Marketing pela FGV, atuou como repórter e editor das revistas Automóvel & Requinte e Automóvel 4x4, além trabalhos free lances para a revistas Carro e Quatro Rodas. Em comunicação corporativa, atuou como assessor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, da Grupo Bandeirantes de Rádio e TV e Sun Software. Foi sócio-diretor da Holofote Comunicação cuidando de clientes como Deca, Hotel Unique, Banco Rendimento, Manpower, Gyotoku, e mais 100 clientes. Em 2008, assumiu a coordenadoria de imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. No Governo do Estado foi responsável pela estruturação da secretaria e pela inclusão dos órgãos do governo nas redes sociais, incluindo o Portal de Transparência. No final de 2011, assumiu a gerência de Inteligência de Mercado do Sebrae-SP, entidade do sistema S que ajuda micro e pequenos empreendedores. Nessa posição é responsável pelas áreas de comunicação, marketing, endomarketing, redes sociais, internet, eventos e pesquisas da entidade. Atualmente, é Secretário Executivo de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo, cuidando do PR, publicidade e digital e também da estrutura administrativa do órgão. Especialista em licitações públicas para serviços de comunicação, foi responsável por contratações de agências de publicidade, assessoria de imprensa, vídeo, fotografia, entre outros serviços.
I Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Lincoln Macário

Lincoln Macário Maia é jornalista graduado pela Universidade de Brasília, onde também se especializou em Análise de Políticas Públicas. Mestre em Ciência Política pela Câmara dos Deputados. Preside a Associação Brasileira de Comunicação Pública (2016-2021). Presidiu o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (2010-2013). É Servidor efetivo da Câmara dos Deputados atuando na TV Câmara e Rádio Câmara. Foi âncora e editor-chefe na TV Brasil (EBC) e Band Brasília e repórter setorista da Rádio CBN no Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
I Seminário on-line de Comunicação & Justiça

Maria Helena Weber

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ), mestre em Sociologia e bacharel em Comunicação Social (UFRGS). Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS, no qual já exerceu a função de coordenadora. Atualmente é pesquisadora bolsista do CNPq, coordena o Núcleo Pesquisa em Comunicação Pública e Política e o Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS) e integra o Conselho Gestor do INCT-DD (Democracia Digital). Sua produção científica no campo da comunicação política tem registros nacionais e internacionais, mas cabe ressaltar o livro Comunicação e Espetáculos da Política (2000) e Comunicação Pública e Política – pesquisa e práticas (2017), em coautoria com Marja Coelho e Carlos Locatelli. Sua experiência neste campo, abrange funções de coordenação das assessorias de comunicação do Ministério da Educação (2003-2005); da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1989-1991 e da UFRGS (1996-1998). Exerceu cargos de representação como vice-presidente da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação e na diretoria da COMPOLÍTICA – Associação Nacional de Pesquisadores em Comunicação Política. Na área literária publicou contos em Na Língua Delas (2018), Mulheres da Vida (2008) com Cristina Rosa e Memórias na Pele (1989) e poesia em Âmbula – a caixa (1982) com Heloisa da Silva e Humberto Vieira e Derrapagens (1995).

Notícias desta Edição

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (51) 4141-8082

FNCJ nas Redes