Explica, TJAP!
EDIÇÃO: 2024
CATEGORIA: Mídia Social
INSTITUIÇÃO: TJ-AP - Tribunal de Justiça do Estado do Amapá
COORDENADOR: Bernadeth Corrêa Farias
AUTORES: Fernanda Miranda, Hugo Reis dos Santos, Clarice Matos Dantas
DESCRIÇÃO: O ‘Explica, TJAP!’ é um quadro informativo mensal desenvolvido no Instagram do Tribunal de Justiça do Amapá com a finalidade de traduzir e detalhar serviços, projetos e nomenclaturas desenvolvidos pelo Judiciário amapaense. É um quadro gravado na vertical, com temas previamente definidos, no qual os participantes são servidores e/ou magistrados do TJAP. O ‘Explica, TJAP!’ foi iniciado em 9 de agosto de 2023 para explicar, de forma simples e descontraída, como funcionam os diversos serviços e projetos que são desenvolvidos pelo Tribunal e as competências das unidades, como Audiências Concentradas, Conciliação e Mediação, Entrega Voluntária entre outros. O convidado da vez inicia o quadro sempre com uma pergunta interativa para o público "Já ouviu falar de x serviço?" ou "Não sabe o que significa x projeto?" e logo depois fala "Vem que eu te explico!", e segue nesse padrão para todas as suas edições. Por meio de perguntas filtradas nas caixas de mensagens das redes sociais do TJAP – Instagram, Facebook e Twitter/X – o convidado é levado a responder de forma que possa ser entendida por todo o público, independente de nível de acesso à educação formal, e atrativa. O quadro também trata, preferencialmente, dos serviços mais necessários e úteis à população.
PÚBLICO-ALVO: Comunidade em geral – >27 mil seguidores no Instagram – que precisa de serviços do Judiciário.
VEICULAÇÃO: 9/08; 28/08; 5/09; 21/09; 31/10; 13/11; 04/12; 07/12/2023.
JUSTIFICATIVA: O 'Explica, TJAP!' foi criado com a proposta de explicar o mundo do judiciário de forma simples, objetiva e inclusiva. É comum no meio da Justiça que alguns serviços sejam prestados, ou que determinadas unidades possuam competências que envolvem dispositivos legais com nomes rebuscados ou que simplesmente não descrevem a totalidade de seus mecanismos e rituais – expressões como pensão alimentícia e entrega voluntária já compreendem certa complexidade, mas quando envolve latinismos (como ex tunc) ou grego (exegese) a coisa fica ainda mais restritiva. A plataforma Instagram foi escolhida por ser uma rede social que facilita a massificação da informação com vídeos de até 1 ou 2 minutos. O 'Explica, TJAP!' ganha ainda mais uma importância quando se o objetivo é simplificar o Judiciário para a população, pois a informação é absorvida com leveza e facilidade, aproximando a Justiça da comunidade e desmistificando o Tribunal de Justiça e suas atividades.
APROVAÇÃO DE PROJETO: Bernadeth Farias
OBJETIVOS: O objetivo do quadro é comunicar e interagir com o público de forma simples e objetiva, facilitando o acesso à informação aproximando magistrados e servidores do público. A ideia geral do "Explica, TJAP!" é desconstruir qualquer tipo de barreira que possa haver entre Judiciário e população.
AVALIADO POR: Jacqueline Santos de França, RENATO ALVES COSTA, André Tamura
NOTA FINAL: