Campanha Todas as formas de amor
CATEGORIA: Mídia Social
INSTITUIÇÃO: MP-AL - Ministério Público do Estado do Alagoas
PROJETO: Campanha Todas as formas de amor
COORDENADOR: Janaina Ribeiro Soares
PARTICIPANTES: Thiago Ferreira, Flávia Lima, Anderson Macena e João Cerqueira
DESCRIÇÃO: A campanha Todas as formas de amor nasceu em abril com o propósito de promover conscientização sobre os impactos negativos da intolerância e destacar a importância da igualdade, do respeito e da valorização à diversidade. Foi executada por meio de uma websérie com 8 vídeos publicados durante o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+ (junho), sendo veiculada nas principais mídias sociais do MPAL. <br />
Sua etapas envolveram convencimento da gestão para abordar a temática, planejamento, discussão sobre a forma de abordagem, perfis de personagens para o Storytelling, busca desses personagens, tratativas com instituições para posts colaborativos, gravações e, por fim, a publicação dos vídeos, que causaram grande impacto nas redes sociais do MP e de outros perfis.<br />
O projeto promoveu sensibilização e conscientização social; redução da intolerância; construção de comunidades mais fortes; combate à discriminação e desigualdade; e prevenção de conflitos e violência. O impacto social e institucional também se deu a partir do convite do CNMP para que a Dicom apresentasse a campanha durante um evento do Conselho Nacional que reuniu a comunicação dos MPs de todo o país, por ter sido considerada pelo CNMP como uma ‘boa prática' a ser seguida pelo Ministério Público brasileiro.
PÚBLICO-ALVO: Públicos interno e externo
VEICULAÇÃO: Junho de 2024
JUSTIFICATIVA: A falta de recursos orçamentários exige da comunicação do MPAL um esforço concentrado para abordar temáticas de relevância social, uma vez que a Dicom precisa se reinventar para criar ações capazes de provocar os impactos necessários. Sabendo que a intolerância de gênero e de orientação sexual fazem parte da realidade brasileira com dados alarmantes, decidimos criar a campanha no mês do Orgulho LGBTQIAPN+ e, para isso, abordamos a temática a partir do conceito de amor que permeia a vida dessas pessoas, como o amor próprio e o homoafetivo, pelos filhos adotivos, pelo trabalho.<br />
Ressaltamos que não há agência de publicidade e produtora de vídeo contratada pelo MP. Todo o trabalho de roteiro, busca de personagens, gravações e edição foi produzido pela Dicom do MPAL, dentro da nossa sala de trabalho.
A campanha alcançou sua missão ao conquistar 270.978 mil views, somente no Instagram do MPAL, com alto engajamento por meio de 10 mil curtidas, 2.024 comentários e 3.448 compartilhamentos.
APROVAÇÃO DO PROJETO: Procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, e promotora de Justiça Alexandra Beurlen
OBJETIVOS: Conscientização dos impactos negativos da intolerância e destacar a importância do respeito e da diversidade em todas as suas formas de amor. Também foi tornar o MPAL o 1º órgão do Sistema de Justiça do Brasil a mostrar casais LGBTQIAPN+ e famílias com integrantes dessa comunidade falando e demonstrando afeto (com beijo gay e linguagem neutra, inclusive), sensibilizando a sociedade que todos merecemos respeito, independente de orientação sexual e gênero. E, ainda, aproximar o MP da população.
OBSERVAÇÕES: Temática de relevância social publicizada; reforço na imagem do MP como guardião dos direitos humanos; e visibilidade a esse público vulnerável, mostrando que ele pode ocupar qualquer espaço de poder.<br />
A escolha dos personagens foi estratégica, dentre eles, 1 promotora de Justiça, 1 procurador da República, 1 juiz do Tribunal de Justiça, a procuradora-geral do Estado, 1 músico, 1 oficial do Corpo de Bombeiros e 1 mulher trans. Conquistamos grande visibilidade na imprensa e nas redes sociais.