Terça, 04 de Junho de 2024

Saúde Institucional

EDIÇÃO: 2024

CATEGORIA: Comunicação Interna

INSTITUIÇÃO: DP-GO - Defensoria Publica do Estado de Goiás

COORDENADOR: Tatiane Pimentel

AUTORES: Aline Mil Homens Felipe, Diego D'Ascheri Ramirez Bazán, Eduardo Ferreira Júnior, Érico José da Silva, Fernanda Machado Souza, Gustavo Paiva Silva, Humberto José Santos de Carvalho, Lara Damiane de Oliveira Estevão, Laura Cipriano, Lívia do Amaral Trindade

DESCRIÇÃO: A atenção com a saúde mental no ambiente de trabalho consta em um dos eixos do plano de atuação Defensoria Pública de Goiás, minimizando riscos de adoecimento mental por meio de um olhar de cuidado, apoio e o acolhimento psicológico. A Diretoria do Centro de Atendimento Multidisciplinar (DCAM) junto à Diretoria de Comunicação Social (DICOM) realizou ampla campanha interna sobre saúde mental, com divulgação de cartilhas, ações presenciais e vídeos para educação emocional e autocuidado. A campanha trouxe como três eixos principais o Autocuidado, a Ansiedade e o “Desconectar-se” , com cartilhas digitais publicadas no site da DPE e uma série de oito vídeos sobre os temas de colaboradores da DCAM. A cada sexta-feira entre os meses de setembro a outubro de 2023, a Dicom divulgou os vídeos de até um minuto nos grupos de WhatsApp da comunidade interna.Com dicas úteis, os conteúdos das cartilhas também foram desdobrados em uma série de seis carrosséis publicados semanalmente no perfil do Instagram da DPE-GO, reforçando a imagem institucional e cumprindo a sustentação da campanha com ativações das cartilhas para os integrantes da Defensoria. A campanha também teve matérias e coberturas publicadas na aba de notícias do site e na intranet, relativas às atividades presenciais.

PÚBLICO-ALVO: Comunidade interna da Defensoria Pública do Estado de Goiás

VEICULAÇÃO: Data de veiculação: início em 08/09/2023 a 24/11/2023

JUSTIFICATIVA: Os afastamentos do trabalho decorrentes de transtornos relacionados à saúde mental aumentaram 38% em 2023, conforme informações do Governo Federal. Dados da USP revelaram que 1 em 4 brasileiros sofre de Burnout. Diante disso, o olhar das instituições e empresas em relação à saúde mental de seus integrantes é estratégico. Reativar o Saúde Institucional foi a opção da DPE-GO nesse sentido. Para ampliar a capilaridade do projeto era necessária uma estratégia de comunicação que não gerasse estado de sobrecarga de informações (information overload).Assim, era necessário que o conteúdo fosse disseminado de forma orgânica e sem overposting. Por isso, a tarde de sexta-feira foi escolhida para que os vídeos e cards de autocuidado fossem divulgados sempre com a perspectiva de que a semana de trabalho estava se encerrando e como convite para o início do autocuidado. As cartilhas eram também publicadas conforme esse entendimento e os posts nas redes sociais funcionavam como materiais de reforço.

APROVAÇÃO DE PROJETO: Defensora pública Michelle Bitta Alencar de Souza

OBJETIVOS: - Divulgar o projeto Saúde Institucional aos integrantes da DPE-GO;
- Promover o conhecimento sobre o autocuidado;
- Aumentar a adesão dos integrantes da Defensoria aos atendimentos psicológicos individuais do DCAM.

OBSERVAÇÕES: O projeto Saúde Institucional foi pensado para a realidade do trabalho na Defensoria, buscando a promoção de saúde mental, a valorização da convivência sadia, e o bem-estar para todos os integrantes da Instituição. A identidade visual consiste num cérebro em alusão às mentes que precisam trabalhar, mas também precisam estar bem.

ALCANCE: Alcançamos diretamente 782 pessoas nos seis grupos internos de Whatsapp da DPE-GO (o que corresponde a cerca de 95% dos integrantes da Instituição), e 5.152 contas alcançadas no Instagram.

AVALIADO POR: Andréa Carla Marques, claudia da silva, Marcelle Chagas do Monte

COMENTÁRIOS DOS JURADOS:

  1. O tema é pertinente, relevante para a sociedade e, particularmente, para "cuidar de quem cuida" dessa sociedade. Terem buscado ampliar o alcance da edição
    anterior foi algo muito positivo.
    O material está bonito, atraente, respeita as carcaterísticas atuais de comunicação - vídeos curtos com mensagens rápidas, motivacionais, chamando o usuário(a) para acessar mais conteúdos e participar de ações internas. Excelente!

  2. O objetivo do projeto é de grande relevância, mas a execução poderia ter opções mais atraentes para o público, com uma programação visual mais refinada.

NOTA FINAL: 9,26

LINK 1LINK 2LINK 3  ANEXO 1ANEXO 2

Compartilhe esta notícia:
Saúde Institucional

Deixe um comentário

Faça login para poder comentar.

Parceiros

Realização

Organização

Patrocínio

Apoio

Pesquisa de Conteúdo

Cadastre-se e fique sempre atualizado

FNCJ | Fórum Nacional de Comunicação e Justiça
CNPJ: 05.569.714/0001-39
Telefone: (11) 5242-1256

FNCJ nas Redes