Case da Prefeitura de Salvador e Boas Práticas da Meta marcam a tarde do Conbrascom
O XIX Congresso Nacional de Comunicação e Justiça (Conbrascom) trouxe, nesta quinta-feira (07), reflexões sobre o papel da comunicação pública no ambiente digital. Além de palestras que reforçaram o protagonismo das redes sociais no serviço público e a valorização da inovação no ambiente institucional, a programação da tarde contou com apresentação de dados gerais do alcance destas instituições, feito pela ferramenta SocialMediaGov, e a exibição de cases finalistas do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça aos congressistas.
Destaque na programação, a palestra “Inovação nas redes: com a palavra, a prefeitura mais seguida do mundo”, conduzida pelo diretor de Comunicação Digital da Prefeitura de Salvador, PV Bispo, atraiu o público com a explanação de ideias para a construção, com propósito, de estratégias de comunicação. “Cada vez mais a gente consegue dialogar com o cidadão e isso facilita na hora de levar informação simples, que é o principal objetivo de todos nós. Com uma população mais esclarecida, evoluímos a sociedade como um todo. O principal ponto para você se engajar é conseguir conversar com as pessoas, esta é uma via de mão dupla”, afirmou.
Pela primeira vez no Conbrascom, o assessor de comunicação da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP/MG), Thiago Almeida, estreia no Congresso já como finalista do Prêmio de Comunicação em um projeto que tem coautoria da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). “O trabalho ‘Vozes da Rua’ dá visibilidade às pessoas em situação de rua e o que nós esperamos é que, para além de ganhar um prêmio, essa mensagem chegue às pessoas que podem mudar o destino desse público tão invisibilizado”, disse.
A presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), Débora Diniz, lembrou que o Conbrascom nasceu no Maranhão e, por isso, voltar ao estado traz o frescor dos reencontros. “A cada ano temos um Congresso diferente, fruto da parceria com os órgãos do sistema de justiça, o que o transforma em um evento de altíssimo nível. Estamos testando novas ativações, como espaços para a exibição dos cases finalistas do Prêmio de Comunicação, venda de produtos e uma área de autógrafos para autores que tiveram suas obras publicadas, assim como o formato ConBrax, palestras mais fluidas e dinâmicas. Por aqui, temos 300 pessoas inscritas e representantes de todos os estados do país e do Distrito Federal, com quase 140 órgãos e instituições representadas”, avaliou.
Entre as palestras, o fundador do SocialMediaGov, Rodrigo Abella, apresentou dados do “Prêmio Top 10 em Interações nas Redes”. A premiação reconhece as instituições do sistema de justiça que mais se destacaram no relacionamento com os cidadãos pelas plataformas digitais. O momento serviu como vitrine de boas práticas e técnicas de engajamento que podem ser replicadas por outras instituições.
“Acho que as outras mídias são importantes, mas o digital tem que liderar. Você tem de ter pessoal capacitado, ferramenta para acompanhar dados em tempo real e, sobretudo, gestões conscientes do papel da comunicação. O tema do Congresso é 'Do Viral ao Vital' e, nesse contexto, vejo que a conexão é vital e, hoje, o bom do digital é isso, a gente consegue saber o que as pessoas estão interessadas e, a partir daí, tem que mudar, inclusive, a nossa prática institucional”, ponderou Rodrigo Abella.
Encerrando a tarde, a Gerente de Governos e Políticos da América Latina da Meta, Lilian Estevanato, ministrou a palestra “Tecnologias Meta: Inspiração e Inovação para uma Comunicação Eficaz”. Na oportunidade, a palestrante abordou quais boas práticas fazem a diferença em um conteúdo, falou de segurança nas redes e ressaltou como o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa nas comunicações dos tribunais.
Veterana no Congresso Nacional de Comunicação e Justiça, a comunicadora Tatiane Pimentel relatou a satisfação em ver tantas instituições juntas com a missão de levar justiça a quem mais precisa, de um jeito descomplicado. “Já tivemos a felicidade de sermos premiados em outras edições e, agora no XIX Conbrascom, somos finalistas novamente. Quando participamos de eventos como este, levamos para os nossos estados oportunidades de renovar conhecimentos e de colocar em foco o trabalho que a gente executa. Temos condições de criar novos produtos, com uma comunicação mais dinâmica e atualizada”, apontou a diretora da DPE/GO.
ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO
O Conbrascom termina nesta sexta-feira (08) com programação ao longo de todo o dia. Pela manhã, os assessores de comunicação participam de reuniões setoriais, para a avaliação e proposição de novos mecanismos de atuação voltados para cada instituição do sistema de justiça. À tarde, nas dependências do Hotel Blue Tree, no bairro Calhau, acontece a palestra de encerramento com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que volta à sua terra natal para debater os desafios da comunicação pública em tempos de crise democrática e transformação digital.
À noite, encerrando o XIX Conbrascom, o grande momento será o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, a partir das 19h, no espaço Villa Reale, no bairro Calhau. O evento irá premiar os melhores cases em diversas categorias, reunindo comunicadores, gestores e representantes de órgãos públicos de todo o Brasil.