O que Frida tem a dizer?
EDIÇÃO: 2024
CATEGORIA: Comunicação Interna
INSTITUIÇÃO: DP-GO - Defensoria Publica do Estado de Goiás
COORDENADOR: Tatiane Pimentel e Lívia Amaral
AUTORES: Aline Mil Homens, Diego D'Ascheri, Eduardo Ferreira, Érico José da Silva, Júlio César Abreu Santos, Lívia do Amaral Trindade, Lara Damiane, Laura Cipriano, Luna Lima e Silva, Micaele Rodrigues, Solange Araújo, Sara Queiroz e Tatiane Dias Pimentel.
DESCRIÇÃO: No mês da mulher, a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), via Núcleo Especializado de Defesa e Promoção dos Direitos da Mulher (Nudem) e a Diretoria de Comunicação Social, realizou a campanha “O que FRIDA tem a dizer?”. O Formulário de Avaliação de Risco (FRIDA), tem como objetivo identificar padrões de violência e os riscos aos quais as vítimas estão submetidas. Nesse contexto surgiu o grande desafio: popularizar o formulário e levar a ferramenta ao conhecimento público, pois poucas mulheres e instituições o conheciam ou o aplicavam.A campanha durou o mês de março e teve uma estratégia de canais integrada e dividida em três etapas evolutivas. Na primeira etapa contextualizamos o 08 de março e divulgamos a campanha. Em seguida nos aprofundamos no formulário, explicamos suas questões e trouxemos seus possíveis resultados, sobre como dar seguimento às tratativas. Para finalizar, trouxemos vídeo-depoimentos de mulheres cujas vidas foram transformadas. Paralelamente, houve a realização de webinários e treinamentos sobre o FRIDA, para orientar sobre sua relevância e aplicação.O FRIDA é para todas as brasileiras e, devido à natureza densa e educativa da campanha, desenvolvemos conteúdos multiplataformas, que contou com releases, matérias jornalísticas, publicações em redes
PÚBLICO-ALVO: Mulheres; Mulheres em situação de vulnerabilidade social ou dentro do ciclo de violência
VEICULAÇÃO: De 08 a 31 de março de 2023
JUSTIFICATIVA: O FRIDA é uma importante ferramenta para análise do risco em que a mulher está exposta. No entanto, ainda é pouco aplicado pelas forças de segurança pública e no sistema de justiça. Muitas vezes, uma mulher com o Frida de risco elevado, que significa risco de feminicídio a todo momento, tem sua medida protetiva revogada por não ter o seu Formulário no processo ou por ele não ser considerado na tomada de decisão. Assim, era extremamente importante que a DPE-GO contribuísse para a ampliação do uso e conhecimento do FRIDA, em especial no que se refere ao risco elevado, a fim de proteger as mulheres vítimas de violência.Para isso, era necessário que a campanha não se ativesse às redes da Defensoria e seu público direto. Precisávamos que representantes de outras instituições também fossem impactados com o conteúdo e, por isso, a estratégia de comunicação deveria incluir a campanha de redes sociais, mas também atividades educativas (palestras e cursos) e divulgação jornalística.
APROVAÇÃO DE PROJETO: Defensora pública Tatiana Bronzato
OBJETIVOS:
- Contribuir para popularizar o Formulário de Avaliação de Risco;
- Contribuir para conscientizar sobre a relevância da aplicação do FRIDA, bem como sua inserção no processo judicial;
OBSERVAÇÕES: Para a identidade visual da campanha, a Diretoria de Comunicação Social da DPE-GO faz alusão à artista mexicana homônima Frida Kahlo. Nascida em 1907, aos 18 anos Frida sofreu um grave acidente que a deixou em cadeira de rodas. Apesar das dores e limitações físicas, não desistiu e continuou a produzir arte, que refletia suas experiências e sentimentos, ficando mundialmente conhecida por seu engajamento e empoderamento frente a um cenário ainda conservador.
ALCANCE: 16 atividades de educação em direitos;Reels no Instagram (depoimentos, mutirão, curso ‘Elas Dizem Não” e Stopmotion) obtiveram o total de 25.550 reproduções;Publicações do Instagram: 30.307 contas alcançadas;39.960 reproduções (número recorde) no Instagram da Defensoria, referente somente ao post da matéria no Jornal Nacional. A média de pontos no KANTAR IBOPE MEDIA para o Jornal Nacional no período período foi de 25.3 pontos. Cada ponto representa 268.088 domicílios.
AVALIADO POR: Stephanie Pereira de Lima, Renata Nascimento de Oliveira, Rachel Quintiliano
COMENTÁRIOS DOS JURADOS:
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Campanha com objetivos e estratégias bem definidas. Tema muito relevante de grande impacto social. Linguagem adequada e sensível, com utilização de recursos acessíveis para material audiovisual. Alta Qualidade técnica e proposta visual coerente com a mensagem comunicada e objetivo traçados. Resultados alcançados efetivos e de grande potência. Não relatado na inscrição do trabalho os recursos investidos, mas entendo que, pelos registros e depoimentos as metas foram ultrapassadas e público sensibilizado e engajado para a pauta.
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Campanha com nome criativo. Apresenta resultados, explica o que violência contra mulher - explica o ciclo de violência. Boa quantidade de material. Poderia ter mais diversidade racial.
NOTA FINAL: