PNCJ 2025 atualiza regras da Votação Popular e amplia participação dos congressistas
A categoria Votação Popular do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça (PNCJ) 2025 passará por alterações para tornar o processo mais dinâmico e acessível ao público do XIX Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será realizado de 6 a 8 de agosto, em São Luís, Maranhão.
Entre as mudanças, destaca-se a nova duração máxima dos vídeos de apresentação dos projetos finalistas, que passa a ser de até 1 minuto — anteriormente, o tempo permitido era de 3 minutos. O envio do vídeo permanece obrigatório e deverá ser feito em formato MP4 até 15 dias após a divulgação oficial dos finalistas, que ocorrerá na próxima segunda-feira (30). Os materiais serão exibidos durante o congresso, com o objetivo de apresentar os projetos ao público votante.
A votação será ampliada para todos os congressistas inscritos no evento. Cada participante poderá atribuir notas de 0 a 5, inclusive com frações decimais (como 1.2 ou 3.8), a todos os projetos concorrentes na categoria. A média das avaliações definirá o projeto vencedor.
Permanecem fora da Votação Popular os projetos inscritos na categoria Artigo Acadêmico, conforme o regulamento. Em caso de empate, será considerado o maior número de pontos atribuídos pelos jurados no quesito criatividade, inovação e ineditismo.
O projeto vencedor da Votação Popular receberá troféu e certificado digital, assim como os vencedores das demais categorias. Os demais finalistas receberão certificados de participação, com menção nominal aos coordenadores e integrantes das equipes responsáveis.
A atualização do regulamento foi publicada oficialmente nesta sexta-feira (27).
ACESSE AQUI REGULAMENTO RETIFICADO EM 27/06/2025
ACESSE AQUI O REGULAMENTO DO PRÊMIO EDIÇÃO 2025