FNCJ conquista assento permanente no Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário
O Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), entidade que congrega assessores e diretores de comunicação do Sistema de Justiça, a partir deste ano terá assento permanente no Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ 85/2009, responsável por discutir a política de comunicação do Judiciário em âmbito nacional.
A inclusão do presidente do FNCJ na composição do Comitê é uma reivindicação antiga de todas as diretorias do FNCJ desde a aprovação da Resolução e foi sempre reiterada nos congressos anuais promovidos pela entidade. A Carta do Conbrascom (Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação), realizado em junho deste ano na cidade de Belém, destaca novamente a necessidade de o FNCJ estar representado no Comitê.
Para o presidente do FNCJ, Vanderlei Ricken, um dos mais aguerridos defensores da representatividade da entidade no CNJ, a presença do Fórum no Comitê mostra a relevância da entidade e o reconhecimento da seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido no fortalecimento e aprimoramento da comunicação social nos tribunais brasileiros e em todo o Sistema de Justiça. “Estou muito feliz, apesar do mandato da atual diretoria se encerrar no final deste ano.
A participação do presidente do FNCJ nos debates e deliberações do Comitê poderá incorporar o pensamento médio dos assessores às normativas do CNJ sobre a comunicação. Isso, por si só, já vai representar um grande ganho para as assessorias de todo o Sistema.”, destaca Ricken. A partir de primeiro de janeiro de 2017, o assessor de comunicação do TRT da 8ª Região, Edney Pereira, assume a presidência do FNCJ e o assento no Comitê. Ele ressalta que a presença do FNCJ no Comitê facilitará a interlocução dos pleitos das assessorias de comunicação dos tribunais com os conselheiros do CNJ, levando uma proposta mais participativa para que os tribunais contribuam na construção das diretrizes nacionais para a área. Confira a composição do Comitê de Comunicação Social do Poder Judiciário:
MEMBROS PERMANENTES
Secretário do STF – Mariângela Hamu
Secretário do CNJ –Luiz Cláudio da Cunha
Secretário do TST- Dirceu Arcoverde
Secretário do TSE- Giselly Siqueira
Secretário do STJ- Cristine Genu
Secretário TJDFT – Adriana Navarro
Presidente do FNCJ - Vanderlei Ricken
MEMBROS ROTATIVOS
a) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal de Justiça de um estado da região Sudeste - Rosangela Sanches (TJSP):
b) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal de Justiça de um estado da região Sul - Adriana Arend (TJRS):
c) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal de Justiça de um estado da região Centro-Oeste - Carlos Kuntzel (TJMS):
d) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal de Justiça de um estado da região Norte - Bernadeth Farias (TJAP):
e) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal de Justiça de um estado da região Nordeste - Luciano Augusto (TJSE):
f) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal Regional Eleitoral - TRE: Felisberto Bulcão (TRE-BA):
g) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal Regional do Trabalho - TRT: José Ribamar Teixeira Filho (TRT22/PI):
h) o responsável pela Comunicação Social de um Tribunal Regional Federal - TRF: Isabelle Câmara (TRF5):
i) 1 (um) representante da Comunicação Social da Justiça Federal de primeira instância - JF: Maria do Socorro Freitas Carvalho Branco Damous (JFRJ). Márcia Bueno Diretora de Comunicação do FNCJ  :