Palestra de Abertura: Jorge Duarte aborda função estratégica das assessorias de comunicação
Autor de referência nas áreas de assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia, o pesquisador Jorge Duarte foi, nesta quinta-feira (29), o primeiro convidado a ministrar palestra no XIII Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom 2017), que acontece na sede da Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal). Na ocasião, o jornalista, relações-públicas e doutor em Comunicação falou sobre como os profissionais das assessorias podem tomar parte como agentes estratégicos nas organizações onde atuam.
( VEJA AS FOTOS do segundo dia do Conbrascom 2017!)
Para Duarte, as novas tecnologias fazem com que o processo de comunicação passe por um momento de modificações aceleradas. Assim, velhos hábitos das assessorias devem ser revistos, de modo que o trabalho do assessor seja incorporado ao ciclo de decisões de políticas a serem implantadas pelas instituições públicas, desde a sua formulação até a avaliação de seus resultados.
“A comunicação estratégica deve ajudar a instituição a cumprir a sua missão. O novo profissional de comunicação institucional não deve ser um refém da rotina e, para isso, deve buscar qualificar a compreensão do que é comunicação pelos dirigentes das entidades, assumindo um papel ativo e garantindo a respeitabilidade técnica da função”, destacou.
Carolina Amâncio - Esmal TJ/AL. Foto: Caio Loureiro